Como criar um flyer profissional

24 Set, 2021 | Design gráfico

Criar um flyer profissional para o seu negócio ajuda a gerar mais vendas. É um investimento pouco elevado, e ajuda a trazer mais clientes, principalmente quando se trata de um negócio mais local.

Os flyers são os folhetos de papel de apenas 1 folha impressa num ou nos dois lados, e que encontra em muitos locais de passagem de pessoas, ou que são distribuídos na sua caixa de correio. São geralmente num papel mais fino e sem acabamento especial de forma a que o seu custo de produção seja baixo.

Contudo o layout dos flyers necessita ter destaque, um ar profissional e deve seguir algumas regras para o ajudar a chamar a atenção do seu público alvo e, não ser apenas mais um folheto que encontra na caixa de correio e deita fora.

Crie um flyer profissional e de sucesso

Para que não passe despercebido nem seja de imediato colocado no lixo, o seu flyer precisa de «encher o olho» de quem o recebe. Por isso são utilizadas regras gráficas que o podem ajudar.

Um bom design é fundamental. Aprenda com designers profissionais as orientações a ter em conta para criar um flyer com bom design.

1. Headline do Flyer: curto e memorável

O Headline é a sua mensagem principal. Deve ser memorável e poderoso, para tal deverá ser curto e em letra de fácil leitura.

Pode ser provocante, exclamativa, sob a forma de pergunta retórica, ou simplesmente declarativa.

Não deve utilizar palavras negativas como “Nunca”, “Não”. Escreva sempre de forma positiva.

2. Elementos gráficos fortes: Seja profissional e diferente

Deve sempre conter algum tipo de elemento gráfico, para causar maior impacto. Os elementos gráficos devem ter a ver com a sua mensagem. Não os utilize apenas de forma decorativa. As imagens ou ilustrações, se bem escolhidas e boas, ajudam a despertar mais atenção e servem para dar mais força à sua mensagem.

Se precisar de imagens para o seu flyer procure em bancos de imagem com boas imagens, garanta que pode utilizar a imagem e quem não implica com direitos de ninguém. É preferível pagar 5 ou 10 euros por uma imagem do que depois ter problemas. Existem muitos bancos de imagem para que possa conseguir imagens de qualidade sem ter de pagar muito.

A imagem pode por vezes ser o ponto chave da sua mensagem. Se o seu produto vende só por si próprio, use boas fotografias do seu produto. Não os fotografe em casa nem na prateleira da sua loja. Escolha bem o cenário e o ambiente e veja qual a melhor hora do dia para que a luz seja boa sem sombras excessivas. Se puder contrate um fotógrafo.

Por vezes temos serviços onde a imagem pode fazer menos sentido, mas para isso pode utilizar ilustrações demonstrativas do seu conceito. Procure igualmente nos bancos de imagens por ilustrações ou peça a ajuda de designers profissionais como a Magaworks.

3. Conteúdo informativo: Mantenha o foco nos benefícios

Não se estenda demasiado. Lembre-se que o flyer tem como objectivo levar rapidamente a pessoa a agir. Não lhe explique tudo.

Procure focar a sua mensagem nos pontos fortes e nos benefícios do seu produto.

O que tem a ganhar uma pessoa em comprar o seu produto ou visitar a sua loja? É aqui que se deve focar. Lembre-se do melhor que tem para oferecer.

Escreva com parágrafos curtos e de fácil leitura.

4. Tipos de letra: Um flyer profissional tem legibilidade

Utilize o mínimo de tipos de letra. Um é o suficiente, e no máximo procure utilziar apenas duas.

O tipo de letra que escolher deve ser de fácil leitura. Não utilize fonts demasiado decoradas, curvas e contracurvas pois impedem a leitura imediata.

A selecção da font, dos tamanhos e do espaço entre cada linha e parágrafo é fundamental para ajudar o leitor a compreender mais rapidamente a sua mensagem.

Parágrafos muito longos, com letra pequena e sem espaço para respirar obtêm geralmente a desistência de quem os lê. Se pensar em contratos com letras pequeninas, que ninguém lê tem uma razão de ser. São longos e cansativos de ler, e é difícil manter os olhos focados. Mas não abuse nem escreva tudo em letras gigantes e nunca utilize maiúsculas à excepção do seu título.

Lembre-se de criar secções de informação se tal for necessário. Crie estrutura na sua informação com o título principal maior, títulos secundários médios e todos do mesmo tamanho, e o texto sempre igual mais pequeno. Informações residuais, mas importantes como a sua página de Facebook, telefone ou website, podem estar numa caixa, realçando essa informação como um rodapé, mas que não se perde.

5. Depoimentos e provas dadas: um bom flyer apresenta a prova

Apresente testemunhos de clientes com fotos do seu produto ou trabalhos realizados, consoante o seu negócio.

Nada melhor do que mostrar como outras pessoas são seus clientes e se encontram satisfeitos.

Imagens de trabalhos também podem ser provas da qualidade do seu trabalho.

6. Um flyer profissional tem espaço branco para respirar

Procure deixar espaço entre os vários elementos e informações. O espaço em branco ajuda a criar destaque em determinados elementos e a facilitar a leitura de toda a mensagem.

Lembre-se de uma das regras de ouro em design: Menos é Mais.

Tem de arrumar todos os elementos de forma equilibrada sem que estejam a interferir uns com os outros. Aqui é uma questão de técnica e bom design. Nem sempre é fácil conseguir este equilíbrio. Mas se tiver elementos a mais comece a tirar o desnecessário.

Deixe margem a toda a volta dos textos, alinhe tudo na perfeição e não coloque texto junto a margens. Tenha cuidado de forma a que na impressão nada fique cortado e não faltem letras.

7. Objectivo principal: Cada flyer tem um objectivo

Não se perca com extras. O seu flyer tem de ter um objectivo principal seja ele qual fôr. Tudo o que não tiver a ver com esse objectivo ou seja demasiado explicativo já está a mais.

Leia o seu folheto e veja se faz sentido para o objectivo que procura atingir.

Não complique, descomplique!

8. Revisão: Apresente-se de forma profissional

Não se esqueça nunca de rever todos os textos, erros ortográficos, qualidade de imagens, etc. Depois de impresso não dá para voltar atrás.

Se não pode pagar um revisor profissional peça pelo menos a dois amigos ou familiares para lerem os seus textos. Vão encontrar erros que a si lhe passaram despercebidos. Quando escrevemos os nossos textos é normal que contenham erros que nos passam despercebidos por cansaço de olhar sempre para os mesmos.

Pretende criar um flyer profissional?

Criamos flyers, posters, catálogos e qualquer material gráfico para pequenas e médias empresas.

Conheça alguns dos nossos serviços de design profissional @ Design Corporativo, MAGAWORKS

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados

Design system para redes sociais

Design system para redes sociais

Veja a importância de ter um conjunto coeso de componentes e materiais gráficos que lhe permitem representar a marca em diferentes meios de comunicação sempre de forma coerente.

ler mais