Conheça os 9 erros de SEO mais comuns e como os corrigir

23 Fev, 2021 | Optimização SEO

Quando inicia a optimização de SEO do seu website é comum cometer erros de principiante, alguns dos quais são muito básicos e simples de resolver. Saiba se o seu site tem estes erros de SEO e garanta a sua correcção.

9 erros de SEO comuns em principiantes

É normal que o termo SEO seja ainda uma incógnita para muitos principiantes quando iniciam o seu site. A optimização para motores de busca não é tão simples ou óbvia como pode parecer à primeira vista.

Para começar vamos ver se alguma desta opções lhe soa familiar:

  • Criou um site, procurou as palavras chave do seu negócio, introduziu-as nos seus conteúdos, e agora e está à espera que o Google ou outros motores de busca comecem a rastreá-lo de imediato. E não compreende porque é que o seu site nunca aparece, quando pesquisa pelas palavras que estão contidas nos seus conteúdos.
  • Procura sobre o tema principal dos seus serviços que incluiu em todas as páginas principais e mesmo assim o seu site nunca aparece.

Já lhe aconteceu ou está a acontecer? É normal.

Como funciona a optimização SEO?

Se só agora criou o site ou decidiu iniciar uma estratégia de SEO, a primeira regra é que não deve esperar que as suas páginas comecem a aparecer de imediato nos resultados de pesquisas. As suas páginas vão eventualmente começar a aparecer, mas tenha paciência pois pode não ser imediato. Pode demorar mais ou menos consoante a concorrência ser maior ou menor na sua área de negócio e o trabalho que já tenha efectuado.

O primeiro erro de SEO que os principiantes cometem é julgar que ter um site e bons conteúdos é suficiente. Isso é um bom princípio, mas não é sufciente. Os motores de busca têm uma forma de funcionar e temos de os ajudar a encontrar os nossos conteúdos. Se não soubermos como eles funcionam e pesquisam os conteúdos na internet, vamos sempre cometer erros de SEO básicos.

A optimização para os motores de busca não é algo instantâneo. Constrói-se com o tempo, com bons conteúdos, com conteúdo dinâmico, e com regras: umas mais simples outras mais técnicas e avançadas.

Com este artigo queremos ajudá-lo a compreender algumas das regras mais simples que muitos principiantes descuram cometendo simples erros de SEO e de optimização de conteúdos para os motores de busca.

Descubra se o seu site tem algum destes 9 erros de SEO muito comuns

Estes são apenas alguns dos erros que podem estar a impedi-lo de aparecer ou subir no ranking. Garanta que cumpre os requisitos básicos na optimização para motores de busca.

  1. Não ter HTTPS no acesso do seu website
  2. Ter conteúdos duplicados ou pouco originais
  3. Muita quantidade vs. pouca qualidade
  4. Ter títulos de páginas idênticos
  5. Falta de links internos
  6. Não utilizar as palavras-chave mais adequadas
  7. Falta de usabilidade (UI / UX) do seu website
  8. Design pobre
  9. Inexistência de um sitemap e integração com motores de busca

Erro SEO nº1. Não ter HTTPS no acesso do seu website

O primeiro passo para optimizar o seu SEO é garantir que tem um SSL activo para o seu domínio. O SSL é um selo de segurança que se atribui ao domínio e é instalado no seu servidor de alojamento.

Ao adquirir o alojamento para o seu site, garanta que inclui um SSL para o domínio e que já vem instalado no servidor que adquirir para o site.

Erro SEO nº2. Ter conteúdos duplicados ou pouco originais

Um bom SEO passa por conteúdos originais.

Se limitar as suas páginas a conteúdos de texto muito curtos, sem interesse, ou sem originalidade como muitos utilizadores optam por fazer por falta de tempo, acaba por cair no principal erro do SEO. Se não tem tempo contrate alguém para enriquecer os seus conteúdos. O SEO é acima de tudo uma estratégia de conteúdos. Quanto melhores e mais originais forem os seus conteúdos, maiores as suas hipóteses de subir no Google e de agradar aos seus utilizadores.

Seja criativo, escreva textos originais, e que oferecem algo que os seus utilizadores procuram.

Erro SEO nº3. Muita quantidade vs. pouca qualidade

Muitos utilizadores principiantes cometem o erro de achar que quanto mais melhor. Isso é um erro de estratégia. Pelo contrário, deve criar links e conteúdos de qualidade. Podem não ser muitos desde que sejam relevantes e estejam bem estruturados.

Mesmo quando procura obter mais links que direccionam para o seu site, procure obter links que tragam mais valia ao seu negócio.

Erro SEO nº4. Ter títulos de páginas idênticos

Se já procurou pelo seu site no google e os seus resultados de páginas têm todos o mesmo título, então está a falhar na optimização ao não colocar títulos diferenciados e únicos para as suas páginas.

Muitos sites, em particular sites em WordPress cometem este erro. Por defeito o WordPress coloca o mesmo título de identificação em todas as suas páginas. Por isso, deve-se alterar este comportamento automático, e colocar títulos específicos e adequados em cada página para que os motores de busca saibam qual o tema principal de uma página em particular.

Pode sempre adicionar o nome da sua marca no final. Como por exemplo:

  • Blog – MAGAWORKS
  • Serviços – MAGAWORKS, Estúdio de design gráfico e digital
  • Criação de Websites profissionais – MAGAWORKS

Desta forma indica aos utilizadores que efetuam pesquisas, qual o tema principal de cada página e a quem pertencem. Além disso as suas páginas podem ser partilhadas em redes sociais e convém estarem bem identificadas para chamar mais a atenção dos utilizadores que podem ter interesse em determinado tema em particular do seu site.

Erro SEO nº5. Falta de links internos

Os links internos, entre conteúdos dentro do site, são o que vai conduzir os seus utilizadores até chegarem ao ponto onde pretende que cheguem efectivamente.

Muitos sites cometem o erro de não ter este tipo de ligações, ou mantêm ligações antigas e que levam os utilizadores a páginas que já não existem. Procure corrigir os links antigos e crie novos links internos nas suas páginas. Procure conduzir os seus utilizadores até ao ponto de conversão.

Os motores de busca prejudicam sites com muitos links quebrados, que não vão dar a nenhuma página existente e originam os famosos erros 404.

Erro SEO nº6. Não utilizar as palavras-chave mais adequadas

Muitas vezes pode-se pesquisar as palavras-chave que são importantes para os utilizadores do nosso negócio e ainda assim errar o alvo. Ao efectuar esta pesquisa deverá ter em mente vários aspectos importantes para obter os resultados que espera. Pense primeiro quem é o seu público e se é um negócio local ou global. É importante pensar como os seus utilizadores pensam. O estilo de comunicação e os termos podem ser distintos dos que usa habitualmente.

Se usar palavras-chave muito genéricas podem servir para muita coisa. Seja específico. Palavras-chave muito pequenas e específicas dão origem a uma grande amplitude e pode aplicar-se a negócios análogos ou atrair apenas utilizadores que procuram informação gratuita e não têm propriamente interesse em adquirir nenhum serviço.

Se utilizar as mesmas palavras-chave que são usadas pela concorrência, se esta for muito forte e agressiva, pode nunca conseguir atingir os primeiros resultados. Quando a sua concorrência é forte, geralmente compra os primeiros lugares e nunca terá muitas hipóteses. Além disso, essa concorrência já deve estar bem considerada no público em geral e tem um site com muitas visitas e alguns anos. Por isso é normal que mesmo que o seu site apareça junto com os resultados da concorrência, os utilizadores optem por quem já conhecem.

Comece por palavras-chave menos competitivas. Pode aparecer menos vezes mas pode ter mais cliques nos seus resultados. À medida que o seu negócio vai crescendo pode ir atrás de palavras-chave mais competitivas.

Procure utilizar também as denominadas long-tail keywords. São palavras-chave mais compridas, menos utilizadas e que podem ser úteis para separar e distinguir os seus conteúdos entre si e os da restante concorrência.

Experimente a ferramenta Ubersuggest que poderá ajudá-lo a encontrar as palavras-chave.

Erro SEO nº7. Falta de usabilidade (UI / UX) do seu website

Pense num website onde acedeu e depressa desistiu porque não conseguia encontrar o que procurava.

Muitos são os sites onde isso acontece por diversas razões:

  • excesso de informação,
  • falta de um menu adaptado a dispositivos móveis,
  • tempo de carregamento das páginas demasiado longo,
  • falta de estrutura de informação,
  • falta de Internal linking,
  • etc.

Encontrar o que se pretende num site é indispensável para que os utilizadores possam navegar e encontrar o que pretendem. E quanto mais fácil e intuitiva for a navegação melhor para manter os seus utilizadores no seu site e os levar à acção.

Procure criar uma navegação simples e onde é fácil encontrar tudo o que tem disponível. Não encha a primeira página com toda a informação. Dê apenas uma amostra com links que levem o utilizador à página com mais informação sobre cada assunto. E procure criar um site leve onde os utilizadores depressa consigam aceder a todos os conteúdos.

Um dos pontos avaliados pelo Google para indexação do seu site é o contraste, a utilização em dispositivos móveis e a experiência de navegação. O Google anunciou recentemente o novo sistema de Core Web vitals. Conheça as novidades deste sistema e garanta que o seu website oferece uma boa experiência aos utilizadores à luz das recomendações do Google.

Se não souber corrigir os problemas terá de solicitar a ajuda de um profissional. Entre em contacto connosco caso necessite de ajuda.

Erro SEO nº8. Design pobre

A verdade é que a imagem também pode ajudar o seu site a ser mais visto simplesmente porque pode ser mais partilhado.

Quando se limita a utilizar um tema comprado e não o sabe alterar, terá um site igual a todos os outros. Personalize o tema com a sua cor, logotipo, e crie um estilo próprio.

Para ter um grafismo mais cuidado e coerente contrate um profissional para poder alterar e melhorar aspectos gráficos do seu site e torná-lo único e original. As imagens, a iconografia, e toda a coerência visual são um grande impulsionador de partilhas.

Erro SEO nº9. Inexistência de um sitemap e integração com motores de busca

Ter um sitemap só por si não lhe trará mais visitas ao seu site. Mas se pensar que quando publica o novo website ainda ninguém o conhece e não existem links de outros sites para o seu, é fundamental ter um sitemap. O Google e o Bing aconselham a que esse sitemap seja introduzido nas suas ferramentas de Webmasters para tomarem conhecimento das suas páginas e rastrearem o seu conteúdo.

Com isso os motores de busca visitam todo o seu site e indexam os seus conteúdos de acordo com o que vão encontrar, para poderem mostrar as suas páginas nos resultados de pesquisa adequados.

Optimize o seu sitemap

Saiba qual a importância de um sitemap e como o inserir no Webmaster Tools.

Saiba qual a Importância de ter um Sitemap XML @ MAGAZINE MAGAWORKS

Mesmo que não introduza o sitemap nas Webmaster tools, no dia em que um motor de busca encontrar uma única página do seu site passa a ter conhecimento das restantes páginas de forma rápida através do seu sitemap, pois é certo que o vai procurar. Com a criação de um sitemap vai permitir que os motores de busca encontrem mais facilmente todo o seu conteúdo.

O SEO orgânico é um processo lento e dá trabalho. Evite cometer estes erros simples de resolver.

  • Em primeiro lugar o SEO é uma estratégia que deve ser pensada, e pode ser colocada em prática no seu website em algumas semanas, ou meses, consoante o tamanho do seu site e o seu nível de concorrência.
  • Se começou há uma semana não espere resultados imediatos.
  • Vai aperceber-se que é necessário dar continuidade à estratégia, pois depressa pode passar da primeira para a terceira página de resultados, caso deixe de criar conteúdos novos ou optimizar os que já tem.
  • Se pretende resultados imediatos deverá optar por outro tipo de estratégia como publicidade online, entre outras técnicas de S.E.M. (Search Engine Marketing).

Em resumo:

Requisitos essenciais: Verifique se cumpre os requisitos técnicos necessários para não ser ignorado pelo Google, como é o caso do SSL e de ter o seu site sempre visualizado em HTTPS.

Estratégia de longo prazo: Se criou um site estático sem alterações durante algum tempo vai notar que o seu site nunca mais aparece nos resultados: Os motores de busca estão programados para procurar conteúdos novos. Só os conteúdos mais recentes é que aparecem nos primeiros resultados. Procure ter os seus conteúdos sempre actuais.

Crie conteúdos de qualidade: Não crie novos conteúdos só para ter mais visibilidade. Crie conteúdos relevantes e com qualidade.

Analise os seus resultados: Faça sempre análises ao seu conteúdo para compreender o que está a funcionar e o que pode ser melhorado, mas sem utilizar técnicas erradas ou que comprometam a sua imagem quer nos motores de busca, quer junto do seu público.

Criatividade: Seja original e marque a diferença. Quanto mais criativo e profissional for o seu site, maiores são as hipóteses que tem de o site ser partilhado e obter assim mais visitas.

Evite estes e outros erros de SEO

Conheça os nossos serviços profissionais de optimização SEO. Peça a nossa ajuda para optimizar o seu website.

Serviços de optimização SEO @ MAGAWORKS

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados