Construa uma marca coerente para o seu negócio

30 Abr, 2020 | Design gráfico

Criar uma imagem de marca coerente para o seu negócio é fundamental.

A marca MAGAWORKS já teve várias versões do seu logo ao longo destes quase 7 anos de existência. Desde sempre nos preocupámos em ter uma marca que fosse distinta das restantes, que demonstra como somos, e que vai sendo actualizada com o evoluir dos tempos e constantes mudanças de um mercado gráfico cada vez mais concorrencial.

A imagem de marca pode ser uma das razões do sucesso de um negócio. Por isso apresentamos aqui algumas boas práticas para quando começar a construir a sua marca.

A nossa experiência na criação de marcas pode ajudá-lo a obter maior êxito e, a perceber porque é que este tipo de investimento é importante para construir uma marca com uma imagem distinta e coerente.

Com a globalização do mercado, a competitividade aumenta exponencialmente. Demonstrar o que distingue o seu negócio irá ajudar a posicionar-se no mercado e atingir o seu público alvo de forma mais célere. Criar uma imagem com que o seu público se identifique, relacionar-se com as pessoas, contar as suas histórias com honestidade e criar boas experiências são uma arma preciosa para manter e adquirir novos clientes.

Construa uma marca de sucesso

Construa uma marca de sucesso

Marca: o que é?

Neste contexto de marketing e comunicação uma marca é um sinal identificativo de uma empresa, pessoa singular, de um produto ou serviço. Ou seja, tudo o que pretende comercializar pode ter uma marca associada de forma a ser mais distinta a nível de marketing e comunicação.

Segundo o portal de registo de marcas e patentes (INPI):

Uma marca é um sinal utilizado para identificar e distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos produtos ou serviços de outras empresas.

A importância do registo da marca

As marcas podem e devem ser registadas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Esta entidade, além de ter a autoridade no registo em Portugal, também lhe permite o registo a nível internacional, protegendo assim o seu nome identificativo de forma exclusiva. A função deste instituto passa também pela protecção de propriedade industrial. A marca deverá ser registada para as actividades que pratica ou pretende vir a praticar, e o seu registo é válido por 10 anos, sendo renovada de 10 em 10 anos.

A MAGAWORKS completou este ano 10 anos de existência, embora apenas tenha sido associada à nossa empresa em 2013, altura em que optámos por evoluir para dar mais confiança à nossa marca e ao nosso trabalho. Mantivemos a marca que já utilizávamos para representar o nosso trabalho de forma a que os nossos clientes habituais nos identificassem de imediato.

O registo da sua marca evita o plágio do seu trabalho pois garante direitos de autoria.

Como se constrói uma marca?

Componentes

Uma marca pode ter um nome e um logo associado, ou seja, uma representação gráfica, um elemento que é de imediato associado à marca em si, quase sem termos de saber o seu nome. O logo é o seu cartão de visita.

A marca e o logo devem conjugar ideias e conceitos associados, bem como ter uma expressão e função emocionais.

A marca não se limita a um nome ou a um logotipo. É toda uma panóplia de elementos de comunicação: nome, logo, estilo gráfico, estilo de imagens ou ilustrações que a completam e demonstram de certa forma a sua história e evolução ao longo do tempo. Uma boa marca deverá criar confiança, demonstrar uma atitude positiva e uma imagem coerente em todas as comunicações que efectua.

Isto não implica que tenha de ser estática e permanente. Permite ter uma evolução ao longo do tempo, de acordo com a evolução do trabalho, crescimento, disseminação no mercado, acréscimo de produtos ou serviços fornecidos e assim por diante. Daí que hoje em dia se fale de branding e da importância de criar um Brand Book com linhas que deve seguir na sua comunicação.

Pode ter associado um símbolo ou ícon, uma música, uma mascote, um grafismo próprio, uma gama de cores, uma assinatura que demonstra o que faz, ou seja um slogan.

Componentes de uma marca

Manifestações e personalidade da marca

A marca é muito mais do que um nome. É tudo o que os utilizadores associam à empresa e aos seus produtos ou serviços. Pode e deve demonstrar a personalidade da sua organização, a cultura dos colaboradores, ter uma personalidade própria tal como um ser humano. Vai-se construindo e crescendo ao longo do tempo e demonstrando a sua personalidade pelo seu modo de ser, comunicar e actuar ao longo da sua vida.

Todas as manifestações e acções de comunicações de uma marca, contribuem para essa personalidade e para a sua evolução. São essas manifestações e todo o marketing e comunicação que se desenvolve em seu redor que levam também à noção dos ideais e da cultura da empresa que a marca está a representar.

Desta forma, tem um valor tangível e mensurável, calculado pela percepção de valor que o público lhe atribui e pelos valores que associa a essa marca.

Como medir o valor da sua marca?

As grandes empresas conseguem efectuar estudos que lhes permitem avaliar o valor real da(s) sua(s) marca(s) perante os consumidores. Mas caso queira avançar para esse tipo de avaliação, deverá ter um objectivo concreto para o fazer.

Pode pensar no caso de uma Coca-cola ou da Super Bock, que quase não precisam de comunicar o seu produto, pois todos sabem já o que comercializam. E como tal, dedicam a sua comunicação a transmitir sentimentos que pretendem que o seu público associe ao produto. Isto são marcas que têm um valor elevado de fidelização dos consumidores.

Brand Awareness – Reconhecimento da marca

O Brand Awareness mede o nível ou capacidade do público se lembrar e memorizar a sua marca.

O reconhecimento da sua marca antes de outras relacionadas com a mesma actividade, reflecte o entendimento da sua marca pelo seu público.

Se lhe perguntar quais as cervejas de que se lembra, de imediato lhe vão surgir pelo menos 2 nomes em Portugal.

Este reconhecimento tem dois pontos importantes: 1. a quantidade de pessoas que identifica de imediato a sua marca; 2. os termos associados à sua marca e que levam o público a identificá-la com maior facilidade. Por isso é importante definir o público a quem quer chegar para perceber os termos a que a sua marca deverá estar associada. Pense quem é o seu público alvo, onde este se encontra fisicamente, como e onde vai ser a aquisição dos seus produtos ou serviços.

A sua comparação de Brand Awareness deverá apenas ser efectuada com marcas que actuam na mesma área de negócio e são dirigidas ao mesmo tipo de público alvo.

Terá também de conhecer a sua concorrência para perceber como constroem a sua imagem de marca e como a comunicam.

A nossa imagem de marca

Na MAGAWORKS optámos por ter internamente um designer sénior responsável por gerir toda a comunicação gráfica associada à nossa marca para garantir que reflete como somos, a nossa irreverência e a nossa dedicação. Somos criativos e não temos receio de o demonstrar.

Desde sempre mantivemos a mesma cor, embora não seja a favorita dos portugueses, mas é a cor com que nos identificamos e que queremos que esteja sempre presente na nossa comunicação.

Brand Book MAGAWORKS

Pode consultar o nosso brandbook para ter uma ideia do que temos definido e pelo qual nos guiamos sempre que comunicamos.

Brand Book MAGAWORKS

Este não foi o nosso logotipo original. O logotipo original foi criado ainda nos nossos tempos de freelancers. Depois fomos evoluindo e simplificando a marca para termos uma imagem mais moderna, mais duradoura e clássica, que representa a empresa que somos actualmente.

Este ano decidimos criar os nossos avatars para dar uma personalidade mais forte e de fácil associação à nossa marca. Com estes personagens podemos explorar os canais de comunicação digitais como o Facebook ou o LinkedIn, e ter uma visibilidade mais eficaz ao longo do tempo.

Também pode criar os seus nem que seja numa aplicação gratuita a que todos têm acesso. Os nossos são criados por nós de forma a serem distintos. O que começou por uma brincadeira, agora faz parte da nossa imagem.

Avatars MAGAWORKS estúdio

Crie o seu logotipo

Criar um logo é mais do que um símbolo ou uma imagem bonita.

Não se deve limitar à primeira opção que lhe apresentarem. Deve ter sempre várias alternativas para ir excluindo o que não interessa ou o que não reflete o conceito da sua marca. Deve dar algum tempo para pensar no que pretende transmitir, tendo em conta a dimensão da sua empresa e o que vai comercializar.

Quanto maior fôr o seu negócio, mais bem pensada deverá ser a sua marca.

Se actua a um nível mais local deve pensar igualmente no seu público alvo, mesmo que o investimento disponível seja menor. Mas mesmo nestes casos, tem à sua disposição uma grande variedade de recursos a que pode recorrer e que quando bem utilizados aumentam a sua visibilidade e reconhecimento.

Avalie sempre o conceito ou ideia que quer transmitir e o público alvo que quer atingir. É esse público que o vai reconhecer e avaliar em tudo o que comunicar.

Comunique temas associados à sua marca

Pense em tudo o que comunica. A forma como escreve toda e qualquer comunicação da empresa deve mostrar profissionalismo, mas deve ser sempre escrita de acordo com o que representa a sua marca e com a forma de comunicar do seu público alvo.

Pense em ser honesto na sua comunicação, mas pondere também os tópicos que o seu público alvo procura.

Se tem um site online, deverá mencionar sempre o nome da sua marca em todos os títulos das páginas do seu site, e refira os temas a que a sua marca está associada, utilizando termos que o seu público utiliza e pesquisa.

Pense em adjectivos que pode associar à sua marca, que conceitos pretende comunicar, imagine:

Se fosse uma pessoa como seria a personalidade da marca?

Todos estes pontos o vão ajudar a comunicar de uma forma mais coerente.

Crie o seu avatar ou a sua mascote

Como já referimos pode dar-lhe ainda mais personalidade com um avatar ou uma mascote.

Não precisa ter jeito para o desenho ou ilustração para conseguir criar uma mascote. Existem inúmeras aplicações gratuitas onde a pode criar. Existem também sites online onde consegue um preço simpático para criar a sua mascote, símbolo ou qualquer outro elemento que identifique a sua marca. A qualidade, criatividade e originalidade da sua marca apenas dependem do investimento financeiro que pode comportar e o que pretende alcançar.

Os serviços gratuitos ou baratos podem não ser para qualquer empresa, mas para um negócio local podem ser suficientes e fazer uma grande diferença na sua marca.

Se puder e quiser ir mais longe de forma a que a sua marca seja superior e ganhe mais vida, pode contratar uma empresa de design gráfico que lhe proporciona maior diversidade de serviços e uma qualidade e criatividade superior.

Conclusão

Construa uma marca preparada para o sucesso:

  • Em toda a sua comunicação deve apresentar uma imagem de marca coerente. Seja ela mais simples, mais variada e irreverente, mais formal ou informal. Tudo depende do seu negócio e de como pretende que os seus clientes a assimilem.
  • Utilize um tom e linguagem de acordo com o seu público alvo.
  • Dê preferência aos canais de comunicação onde o seu público se encontra, e forneça conteúdos que tenham significado para o seu negócio, ainda que não sejam para venda directa dos seus produtos ou serviços.
  • Mantenha o seu público interessado, crie laços emocionais e um reconhecimento da sua marca de forma a fidelizar os seus clientes. Só assim poderá criar novas oportunidades e evoluir.
  • Tudo isto passa por investir algum tempo a criar uma estratégia, e definir um brandbook com linhas a seguir, mas os resultados normalmente compensam.

E como sempre pode contar com a MAGAWORKS para o ajudar a construir a SUA marca!

Precisa de construir a sua marca?

Se precisa de criar uma nova marca, avaliar a qualidade da actual ou renová-la, a MAGAWORKS pode apresentar-lhe uma proposta sem qualquer custo ou compromisso.

30 Abr, 2020

artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This