Como criar uma imagem de marca com orçamento reduzido

05 Nov, 2020 | Design gráfico

Ter uma boa imagem de marca nos dias de hoje é fundamental.

A imagem de marca é sem dúvida a melhor forma de se fazer destacar.

Uma boa imagem faz com que as pessoas passem a associar determinado tipo de produtos ou serviços à sua marca. Não é um processo fácil nem rápido, e pode ser dispendioso, principalmente quando se começa a falar em investimentos a nível de marketing e comunicação. Mas para muitas PME, este investimento terá de ser mais reduzido mas a sua necessidade de imagem também é uma realidade muito distinta. É possível criar uma imagem de marca com um orçamento reduzido.

Seja uma micro empresa com 3 trabalhadores, ou um negócio agrícola que pode até empregar 250 colaboradores, ambas podem ser PME e não conseguir reunir um orçamento avultado. Mas precisam sempre de se fazer notar e criar uma marca coerente e que se destaca na sua área.

Existem várias formas simples e de baixo custo para se conseguir criar uma boa imagem de marca e lançar um negócio no mercado.

Comece por definir os seus valores e objectivos

É necessário definir como vê a sua empresa. Quais são os valores da sua marca e o que pretende transmitir aos seus potenciais clientes.

Fazer isto por si só não tem qualquer custo. E não há ninguém melhor no mundo para lhe dizer quais são os valores da sua empresa. Não é fácil definir estes valores, embora possa parecer. Tem a ver com o que torna a sua marca ou negócio único. Mas por outro lado tem de se relacionar com as necessidades das pessoas. Terá de procurar aqueles valores com os quais o seu público se vai mais facilmente identificar.

Para o ajudar deixamos aqui alguns dos pontos que deve ter em mente para definir a sua marca:

  1. Missão: frase onde define os objectivos do negócio.
  2. Posicionamento de produtos/serviços: é como a missão mas sobre os seus produtos ou serviços em particular.
  3. Pense em 5 palavras que representam a sua marca: podem ser personalidades, adjectivos, ou o que melhor se adequar ao que tem para oferecer.
  4. Mensagem a comunicar: Pense em 3 mensagens que pretende transmitir ao seu público alvo para mostrar a sua oferta.
  5. Benefício e proposta de valor: Como vai contribuir ou ajudar a resolver os problemas e necessidades dos seus clientes? Deve expressar de forma inequívoca porque é que alguém deverá adquirir o que tem para oferecer.

Com estes pontos bem definidos perceberá melhor se o que tem para oferecer vai ao encontro das necessidades do seu público-alvo, e se esse estará predisposto a “aderir” à sua oferta. Tome o seu tempo para definir bem os valores da sua marca e só depois conseguirá comunicar sempre de forma clara e consistente.

Defina o seu “Moto”

Agora que definiu os seus valores está na altura de pensar na frase que os resume de forma a comunicar a marca ao seu público. Terá de ser uma frase curta que demonstre bem ao mundo a sua oferta de valor e benefícios. Esta deve ser clara e apresentar de alguma forma o valor adicional e distinto que tem para oferecer. Seja coerente. A sua frase deve ter algum tipo de relação com o que tem para oferecer

Crie uma imagem para o seu logotipo

É difícil não pensar num logotipo quando falamos em imagem de marca. Esta passa sempre por um logotipo. Mas só o deve criar depois do ponto anterior fechado.

Conseguir um logo perfeito é o sonho de muitos. Mas não existem logos perfeitos nem intemporais. Até a Coca-cola já alterou o seu ao longo dos anos de forma a se actualizar aos tempos modernos.

Se já tem um logo antigo, olhe novamente para ele. É atractivo? Chama a atenção? Destaque-se no meio de muitos outros logos que existem? E os seus clientes conseguem identificar o seu logo no meio de muitos outros? Seja honesto consigo mesmo.

Se está satisfeito pode avançar para o próximo passo, senão pense em re-fazer o seu logo. O seu logotipo deve ser algo que fica na memória das pessoas. Não deve passar despercebido no meio de outros logos, principalmente os que correspondem a negócios da sua área.

A criação de um logo pode ser algo mais dispendioso. Se tiver orçamento para tal, pense em contratar um profissional. Senão desenho-o você mesmo. Ou veja se não tem nenhum amigo que tenha jeito para o desenho.

Para começar considere os seguintes pontos:

  • a sua marca é ele ou ela?
  • é colorida ou cinzenta?
  • é simples ou complexa?
  • é formal ou informal?
  • é uma necessidade ou um luxo?
  • é divertida ou mais séria?
  • é moderna, clássica ou extravagante?
  • É desportiva ou elegante?
  • Em que cor a imagina e porquê?
  • Que cores não deverá ter?
  • Que palavras definiu inicialmente para a marca?
  • Que emoções gostaria de ver associadas à sua marca?
  • E que emoções não convém que sejam associadas à sua marca.

E não se esqueça nunca do seu público alvo de forma a definir uma imagem adequada.

Comece então a esquematizar o seu desenho do logo. Quando tiver um desenho que o satisfaça, ande com ele durante algum tempo. Olhe para ele vezes sem conta, não como sendo seu, mas como se fosse de um estranho. Distancie-se do seu logo. Não veja o logo como um filho, mas como uma necessidade técnica e prática. Ele terá de servir para se colocar em todo o lado. Tem de ser adaptável a diferentes locais, tamanhos e posições. Faça impressões maiores e menores para ver a leitura. Desenho-o a cores e a preto e branco.

O que é que o logo lhe transmite? Já está farto do logo? Não tem leitura? Então desenhe outro. Desenhe, mesmo que mal, até encontrar aquela ideia que lhe parece ser a melhor. Quando encontrar a ideia que melhor o convence, pode sempre procurar online um serviço que o vectorize ou crie a sua versão digital para poder ter o seu logotipo em formato que possa transportar para todo o lado e colocar em qualquer lugar.

É fundamental ter o seu logo em formato digital com alta resolução e em diferentes formatos para poder aplicar onde quiser. Seja para impressão, seja para utilização online ou para outras finalidades como o seu veículo, as fardas dos seus colaboradores e muito mais.

E quando tiver o seu logotipo fechado defina as cores principais e o tipo de letra a usar de forma a criar sempre a máxima coerência na comunicação da sua imagem de marca. Será o seu manual de normas de marca que o ajudará a manter sempre a mesma imagem.

Manual de normas de imagem de marca
Simples manual de normas – imagem marca

Construa uma imagem de marca ao longo do tempo

É possível comunicar a sua marca e o seu negócio com um orçamento reduzido.

A imagem de marca vai sendo construída ao longo do tempo. Não se fecha apenas num conceito e num logotipo ou símbolo. Por isso a sua comunicação é essencial na sua definição e desenvolvimento.

Hoje em dia tem muitos canais onde pode fazer chegar a sua imagem e comunicar a sua marca com um orçamento reduzido ou mesmo zero. O mundo online abriu uma série de canais que se podem utilizar de forma gratuita e ajudam a comunicar a sua marca.

Como as redes sociais o podem ajudar na construção de uma imagem de marca

Comece pelo que já conhece. No facebook, por exemplo, tem um mundo de utilizadores à sua espera. Comece por criar a sua página de facebook empresarial com a sua imagem de marca. O único custo deste tipo de canais é o tempo que vai dispender.

No facebook pode programar várias publicações num único dia para aparecerem no dia que quiser. Se precisar de criar imagens, pode fotografar com o seu telemóvel, ou criar imagens em muitas plataformas já existentes online para este mesmo efeito.

Uma das melhores formas de atrair utilizadores é partilhando a sua experiência e ensinando outros. Participe em grupos de facebook da sua área de negócio. É sempre uma boa forma de ir aparecendo. Responda às perguntas dos utilizadores do grupo de forma a se mostrar conhecedor do seu mercado. Torne-se “aquela marca que sabe mais” e a quem os outros recorrem para saber mais e fazer melhor.

Saiba também o que anda a fazer a sua concorrência. Mas não copie, supere-os. Faça melhor e vá mais além. Seja firme e consistente na sua imagem e marque a sua posição.

Faça-se ver!

A sua imagem de marca não se vai tornar conhecida de um dia para o outro. Seja paciente e perseverante. Eventualmente, tudo terá retorno.

Mas lembre-se sempre que tudo o que comunica é a sua imagem de marca que está a ser vista e em jogo. E deverá refletir sempre os seus valores primordiais. Estes valores irão ser o seu guia sempre que comunicar. Mesmo com um orçamento reduzido é fundamental que seja sempre coerente na sua comunicação.

Precisa de criar uma imagem de marca?

A MAGAWORKS pode criar o logotipo e imagem de marca da sua PME, com manual de normas completo, de forma a obter maior coerência de imagem em toda a sua comunicação.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados