Design system para redes sociais

20 Jul, 2021 | Design gráfico

O que é um Design System?

Já ouviu falar de Design System?

Design System é uma abordagem do design, que permite criar materiais gráficos mais coerentes, tornando a experiência para o utilizador mais sólida e ligada às marcas. No fundo é a criação de um conjunto mais coeso de componentes e materiais gráficos que lhe permitem representar a marca em diferentes meios sempre com a mesma linguagem gráfica e tom de comunicação. Serve de guia a seguir, para qualquer equipa de design que um dia desenvolva um trabalho para a sua marca.

Mas termos técnicos à parte, aqui vamos falar de Design System para Redes Sociais.

Vamos mostrar-lhe como criar e qual a importância de ter um conjunto de elementos visuais e um tom de comunicação que tornam a sua comunicação mais coerente e que representem a sua marca.

Como criar um Design System

Os dias de “agarrar” uma qualquer imagem pesquisada no google ou de banco de imagens e escrever-lhe uma frase por cima já estão ultrapassados. Não respeitam direitos de imagem, não representam a sua marca e não lhe conferem qualquer tipo de estilo ou coerência.

Passo 1 — Pesquise e reúna o que a sua marca já tem.

Se não tem nada, comece do zero. Talvez seja melhor assim. Não lhe vai causar confusão se tiver elementos totalmente distintos e não sabe por onde começar. Mas nesse caso deve começar por criar um brand book para a sua marca e logo.

Passo 2 — Identifique quais as redes sociais que a sua marca utiliza

  • Quais os canais que utiliza: Facebook, Instagram, LinkedIn…
  • Quais os formatos de imagens que vai precisar
  • Tipo/Categorias de artigos que publica (Quotes, fotografias, vídeos, infográficos, artigos, etc)

Passo 3 — Hora de começar a desenhar

Utilize o software que tiver à mão: Profissional ou não. Escolha a fonte, o estilo da fonte (light ou Bold), as cores, etc. O truque é ser consistente com as suas escolhas e criar um grafismo equilibrado e idêntico para todos os formatos e redes sociais que a sua marca utiliza.

Seja uma Story do Instagram, ou um artigo de Facebook. São formatos e tipos de post distintos, mas devem ser comunicados com o mesmo estilo gráfico e tom de comunicação. Por isso é importante uma formatação esteticamente consistente e que funcione bem ao longo de todo o tipo de layouts que terá de criar.

Tem hoje em dia uma série de ferramentas que o podem ajudar como o Sketch, Figma, etc. Ou pode fazê-lo no Photoshop ou illustrator de forma mais profissional.

Independentemente da ferramenta precisa de criar um template por defeito, com os seguintes elementos:

Branding — Garanta que o seu logo/marca está sempre presente, de preferência da mesma forma e no mesmo local para todo o tipo de publicações.
Espaço — Não tente colocar tudo dentro de uma imagem. Isso é um erro. Deixe espaço para os elementos respirarem de forma a serem facilmente compreendidos e a sua leitura seja clara.
Cores — Use as cores da sua marca, ou um conjunto de cores específicas para representar diferentes tipos de publicações. Uma cor por cada categoria de artigo, por exemplo, identificando de imediato o tema da publicação..
Imagens — As imagens são sempre um grande desafio. Sejam feitas em casa ou de banco de imagens, é importante manter a sua consistência em termos de conceito e look. A utilização de um filtro é uma das formas mais simples de garantir a sua consistência visual.

Dica Pro: Se tem um manual de normas de marca (Brand book) não se esqueça de olhar para ele e verificar se cumpre todos os preceitos da marca e da sua identidade visual.

Passo 4 — Organizar os básicos

Determine o que é o quê, e como deve ser usado. Crie um guia. Desta forma qualquer pessoa poderá prosseguir o trabalho e criar posts para a sua marca de acordo com o guia que determinou.

Nesse guia indique:

  • O que se aplica a cada categoria
  • O que nunca deve ser alterado
  • Tipo de fontes e tamanhos
  • Cores permitidas, e que cor para cada função

Consoante o sistema e estilo que criar, tudo isto ou apenas alguns dos items referidos podem ser relevantes indicar, para garantir que o seu design está a ser correctamente aplicado.

Passo 5 — Teste o seu Design System

Faça testes com o guia de design que criou para ver se é bem aplicado ou se carece de mais explicações. Partilhe o seu guia com a sua equipa e ponha à prova o seu Design System. Peça que lhe apresente uma imagem para os seus posts em diferentes redes sociais sobre a sua próxima publicação. Verifique quais as dificuldades que surgem e tome notas para fazer as alterações ou adicionar elementos que estavam a faltar para que fique tudo claro.

Ao longo do tempo vai aperceber-se se o seu guia tem falhas ou não consoante vai criando mais imagens. Não tem problema. Vá aperfeiçoando o que encontra com falhas e siga em frente.

Design System profissional

Desenvolvemos um guia de estilos profissional para a sua marca. Se ainda não tem um logotipo peça a nossa ajuda.

FALE CONNOSCO @ MAGAWORKS

Um Design System para as Redes Sociais da sua marca é essencial?

SIM. Definitivamente sim. Não subestime o poder de um design coerente e de um visual e tom de comunicação sempre idêntico, pois é isso que dá vida e personalidade à sua marca. É assim que o seu público alvo o vai conhecendo ao longo do tempo e identificando em diferentes meios de comunicação. Com o passar do tempo vai ver os seus seguidores e a fidelidade à marca crescerem.

Um Design System garante-lhe ter um guia de elementos gráficos coerentes, com um tom de comunicação bem definido. Este deve fazer parte integrante de qualquer estratégia de comunicação. O que tem a ganhar?

  • Fácil reconhecimento da marca
  • Um estilo próprio
  • Um tom de comunicação único
  • Personalidade de marca

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados

Porquê ter variações de logo

Porquê ter variações de logo

Já tem um logo mas não consegue aplicá-lo com a visualização correcta? Peça a criação de variações do logo para poder aplicar em diferentes meios.

ler mais