Guia para reinventar o seu negócio com criatividade

02 Abr, 2020 | Dicas e boas práticas

Está na altura de reinventar o seu negócio. É preciso ser criativo.

Este é um guia para PME, com ideias para reinventar o seu negócio em épocas de grandes mudanças como a que estamos a passar, causada por uma pandemia. Pequenos empresários, ou negócios locais ficaram sem capacidade de criar novos clientes ou mesmo manter os habituais.

Não é altura de parar mas de repensar e acelerar para novas oportunidades de negócio.

Guia para reinventar o seu negócio com criatividade

Pequenas empresas ou negócios unipessoais, que nunca investiram no mercado digital e global, através das redes sociais e internet em geral, podem deparar-se com dificuldades acrescidas em tempos de crises, pois muitos não vêem saída para os seus negócios não podendo ter “a porta aberta” para chegar ao seu público habitual.
Este é o momento de reinventar a forma de se relacionar com os seus clientes habituais e, se possível, aproveitar o momento para captar um novo tipo de público.
Este guia foi pensado para as pequenas e médias empresas (ou mesmo micro) que nunca pensaram em ter a sua actividade de outra forma, senão a que estão habituadas, como p.e. talhos, drogarias de bairro, restaurantes, retrosarias, padarias, lojas de reparação de electrodomésticos, etc..

Com alguma criatividade, poderão reinventar e adaptar o seu negócio numa época em que tudo pode mudar. Nem todas as oportunidades estão no online, embora esta seja a via mais rápida e imediata de obter novos resultados.

Concentre-se nos seus objectivos e seja criativo.

Neste momento é preciso reinventar o negócio, ser criativo na abordagem e desenvolver novos canais de comunicação e de distribuição para chegar aos actuais e potenciais clientes e mesmo recuperar antigos clientes. O Online é o caminho óbvio e é possível que tenha de o aprender.

Verifique a sua capacidade de tempo e de investimento financeiro para perceber as melhores opções para o seu negócio e mercado.

E lembre-se que online o mercado é o mundo. Se a sua actividade o permitir, consegue vender para o mundo inteiro com pouco investimento. Mas lembre-se que pode precisar de tempo para aprender a utilizar novas ferramentas.

  1. Reinvente o seu negócio com uma presença online
  2. Formas de manter o contacto activo com os seus clientes
  3. Crie um negócio alternativo
  4. Como adaptar o seu negócio actual sem ser online?
  5. Renove a sua imagem
  6. Reinvente o seu negócio com trabalho remoto

Começamos pelo mais óbvio: Criar uma presença online. Mas como?

1. Reinvente o seu negócio com uma presença online

Para começar tem de se adaptar e aprender a trabalhar de modo diferente. Para tal deverá munir-se das ferramentas adequadas para o fazer. Lembre-se que ao trabalhar à distância não significa não ter contacto com os seus clientes.

Deverá manter uma relação com todos os clientes e potenciais clientes, seja via telefone, email, ou redes sociais.

Para tal existem muitas ferramentas à sua disposição que podem ajudar nesta etapa.

Crie uma caixa de email

Se ainda não tem uma caixa de email para o seu trabalho, está na hora de criar uma conta. Não utilize a sua conta pessoal.

Pode obter de forma gratuita um email no google, onde não só lhe dão uma conta de email com 15GB de espaço para receber e enviar email, assim como lhe fornecem as ferramentas escrever e guardar documentos.

Se tiver uma marca com a qual as pessoas já estão familiarizadas, deverá utilizar o nome da marca no email.

Adquira um domínio próprio

Pode ir mais longe e adquirir o seu próprio domínio, para ter um email mais personalizado. Os domínios aMinhaMarca.com são geralmente muito baratos e alguns serviços oferecerem-lhe com a aquisição do domínio desde 1 ou mais contas de email. Os valores podem variar entre os €9,00 e os €15,00 por ano.

Desta forma consegue obter um email que será oSeuNome@aSuaMarca.com, em vez de aSuaMarca@gmail.com. Com este pequeno investimento demonstra muito mais profissionalismo e obtém mais confianças dos utilizadores que chegarem até si.

Crie uma presença online

Se tiver adquirido o seu domínio (aMinhaMarca.com) pode criar um pequeno site com os seus contactos e apresentação dos seus serviços. Ou começar por criar um perfil da sua empresa no facebook.

Como criar o seu primeiro site?

Existem muitas ferramentas gratuitas que o ajudam a fazer isso. Mas precisa sempre de ter um alojamento para esse domínio. Ou seja, um local na internet onde será guardado o seu site para todos o verem.

Existem já alojamentos que incluem ferramentas gratuitas para facilmente criar o seu próprio site de forma fácil e intuitiva. Comece sempre com algo que lhe pareça simples. E pode sempre ir escalando consoante verifique que está a funcionar.

Como criar uma presença no Facebook?

Se ainda não tem uma conta no facebook é muito fácil começar. Precisa de uma conta de email e de um número de telemóvel. Lembre-se sempre de proteger a sua conta com uma palavra passe segura.

O Facebook permite-lhe chegar ao seu bairro mas também ao mundo inteiro.

Depois de ter criado a sua conta pessoal já pode criar uma página de Facebook para o seu negócio. Para tal o Facebook tem um Centro de ajuda para lhe explicar como criar uma página e as diferentes opções que pode ter na sua página. Para saber mais siga este link do Facebook.

Depois de criar a sua página, convide os seus amigos e peça-lhes para partilharem a sua página no Facebook e do seu site de empresa, caso o tenha criado.

Optimize o seu site para aparecer mais nas pesquisas

Se já tem um site, convém que este mostre o que tem para oferecer e que apareça nas pesquisas do seu público alvo. Se ainda não ouviu falar de SEO, pesquise um pouco na net sobre o assunto. O SEO (Search Engine Optimization), quando bem desenvolvido, aumenta significativamente as visitas do seu website. Permite-lhe obter mais visitas apenas de resultados “orgânicos” sem ter de pagar anúncios de Google Adds ou Facebook Adds. É uma estratégia de marketing digital gratuita e ao seu dispor.

Ainda assim, é por vezes um pouco técnico, mas simples de aprender por si, através dos vários tutoriais disponíveis online de forma gratuita. Para começar aconselhamos sempre um misto de SEO para pesquisas orgânicas com campanhas pagas. Mas se neste momento não pode investir um valor em publicidade, trabalhe na parte orgânica.

2. Formas de manter o contacto activo com os seus clientes

Pode manter um contacto com os seus clientes através do Facebook, que lhe oferece o Messenger. Este é uma ferramenta que lhe permite conversar com um utilizador em tempo real através de mensagens no computador ou no telemóvel. Permite-lhe inclusivamente efectuar video chamadas.

Mantenha os seus habituais clientes informados do que se passa na sua empresa. Mostre que o seu negócio se mantém vivo.

Mantenha o contacto através de uma Newsletter

O que é uma newsletter? Uma newsletter permite-lhe obter uma autorização para guardar o email dos utilizadores numa lista de contactos, e poder enviar emails, onde promove os seus serviços e/ou os seus produtos. Desta forma mantém um contacto constante com os utilizadores enviando uma newsletter por semana ou de duas em duas semanas.

Convém investir algum tempo inicial antes de começar, de forma a preparar e programar os conteúdos que irá enviar, pelo menos com 1 a 2 meses de antecedência. Desta forma garante alguma regularidade nas primeiras 4 a 8 semanas. Pense em conteúdos que sejam de interesse para o seu público alvo, e procure enviar sempre com a mesma cadência, seja uma vez por semana ou uma vez por mês.

E lembre-se sempre de pedir a autorização das pessoas para lhes enviar este tipo de emails, pois a legislação assim o exige.
Tem à sua disposição online muitos serviços e ferramentas para gestão de contactos e criação de newsletters. E muitos destes serviços têm planos gratuitos, como o Mailchimp ou o SendinBlue.

Publique e mostre que está activo, com regularidade

Seja através de newsletters, do seu website, de redes sociais, ou simples contactos por telefone, mantenha o seu cliente interessado. Lance novas campanhas promocionais, ou novos produtos ou serviços que saiba serem do interesse do seu público.

Crie Interacção com os seus clientes

Uma forma de manter os clientes interessados é criando concursos, sorteios ou sistema de pontos de fidelização. Tudo isto faz com que o seu cliente continue a comprar o seus produtos ou serviços e, pode mesmo trazer novos clientes.

Tudo o que fizer para mostrar aos seus clientes que continua activo e tem sempre novidades é positivo. Assim consegue manter o interesse do seu público. E se puder publique tudo nas suas redes sociais e website.

3. Crie um negócio alternativo

Existem sempre novos desafios do mercado e um negócio alternativo pode ser uma nova fonte de rendimento, sem sair de casa.

As alternativas e ideias para enfrentar este tipo de situação são já imensas, mas cada uma ou mais servem apenas para determinado tipo de negócio. Pode e deve tentar mais do que uma das ideias, pois quanto mais opções tiver, maior a probabilidade do seu sucesso. Mas primeiro invista algum tempo para descobrir a ideia que melhor se enquadra no caso do seu negócio e das capacidades que já tem internamente.

Para alguns pequenos negócios pode fazer sentido criar formas diferentes de negócio, vender outro tipo de serviços adicionais sem sair do seu negócio habitual, de forma a incentivar os clientes a continuarem em contacto consigo.

Veja os restaurantes que fecharam portas e depressa passaram a ter um serviço take-away. E porque não também levar a casa? Vendem exactamente o mesmo produto, mas com um serviço diferente que lhes permite continuar a sua actividade normal e quem sabe fazer crescer o seu negócio. Pode ir sempre mais longe e abrir uma página no facebook anunciando o menu do dia e aceitar encomendas pelo próprio Facebook. Assim os seus clientes habituais ficam sempre informados.

Para outro tipo de negócios talvez faça mais sentido criar algo totalmente novo e diferente aproveitando os seus recursos internos. Como já mencionámos a presença online é sempre importante nos dias que correm, mais ainda quando somos obrigados a um distanciamento social.

Seja criativo! Pode precisar de algum tempo para começar e talvez de alguma formação e ajuda externa, mas os resultados podem ser muito melhores do que imagina.

Crie um Blog de artigos ou tutoriais

Se vende produtos alimentares ou pequenos eletrodomésticos porque não criar um blog onde partilha receitas criativas? Nessas receitas deverá incluir um ou mais produtos que venda e pode inclusivamente dar descontos a quem o segue com regularidade e se inscrever na sua newsletter ou lista de subscrição.

Existem muitas ferramentas onde pode criar um Blog de forma gratuita. A mais conhecida e disseminada é o WordPress.com, onde nem precisa de adquirir um domínio próprio. Embora ter o seu próprio domínio (aMinhaMarca.com) seja muito mais profissional.

Pense em quantas receitas criativas consegue criar por mês. Comece com o que acha ser capaz. Pode começar por escrever 4 ou 5 receitas antes de começar para garantir que tem novo conteúdo para 1 mês, ou mais.

Se ficar sem tempo porque o seu blog funcionou bem demais (se é que isso é possível), pode sempre contratar alguém para fazer esse trabalho por si.

Crie um site de formação online

Pode pensar em criar um negócio lateral ao que já tem através de um novo negócio. Se o seu negócio não se enquadra em nada do que foi referido anteriormente pense num modelo de negócio completamente diferente.

Por exemplo, um modelo de subscrição mensal, onde fornece formação online, com vídeos e tutoriais sobre aquilo que sabe fazer, e que pode ajudar outros pequenos empresários ou empreendedores. Pesquise o que já existe, seja original, ou faça algo melhor e diferenciado do que encontrar.

A formação online é cada vez mais procurada nos dias de hoje, mesmo para quem não se encontra em trabalho remoto. Mas lembre-se que tem de parecer profissional e fazer vídeos, ainda que com o seu telemóvel, sejam bem enquadrados, com boa iluminação e um bom som. Não grave em locais barulhentos ou que façam eco. Procure o melhor local para gravar o vídeo com as ferramentas que já tem.

Crie uma Loja Online

Pense em grande e vá mais longe. Comece a vender os seus produtos, ou mesmo serviços, online.

Consoante o seu negócio e o tipo de clientes que já tem habitualmente reinvente o seu negócio com vendas online. O seu cliente habitual até pode preferir o seu novo canal de venda, além de que poderá atrair um novo tipo de cliente.

Não se esqueça de manter os seus habituais clientes que já o conhecem e gostam do seu serviço. Prepare a sua loja para habituais e novos públicos que pode vir a obter. Pode também optar por vender online outro tipo de produtos ou serviços, os quais a sua empresa tem a capacidade de oferecer. Não precisa vender online o mesmo que vende presencialmente.

4. Como adaptar o seu negócio actual sem ser online?

E se não percebe nada de novas tecnologias nem quer perceber, pode sempre inspirar-se com o que já tem à sua disposição no seu actual negócio. É possível produzir outros produtos ou oferecer outros serviços?

Veja o caso da Super Bock que passou a fazer álcool gel em vez de utilizar o álcool apenas para a produção de cerveja. Sim sabemos que não terá a mesma capacidade que uma Super Bock. Por isso tem despender algum tempo e pensar como pode aproveitar o que já tem para outra actividade: seja o know-how do seu negócio, a capacidade de mão-de-obra, as matérias primas, ou até mesmo os equipamentos que já utiliza.

Inspire-se no seu próprio negócio e seja criativo.

5. Renove a sua imagem

Aproveite os tempos mais parados do negócio para modernizar a sua imagem e torná-la mais atractiva para o seu público.

A sua imagem é o seu melhor cartão de visita. Renove o escritório, adapte a sua loja a novas realidades, e crie um novo Logotipo. Ou pode criar um novo catálogo dos seus produtos, ou uma apresentação dos seus serviços.

Uma imagem de marca bem construída e coerente pode fazer toda a diferença entre o seu negócio e o dos seus principais concorrentes. A distinção da sua marca pode elevá-la a um patamar superior, dentro do seu ramo de negócio, de forma a ser e parecer melhor do que a dos seus concorrentes.

Surpreenda o ultrapasse a sua concorrência renovando a sua imagem e a sua comunicação em todos os canais que utilizar para comunicar com os seus clientes. Cada vez mais os utilizadores estão a dar valor à imagem e à comunicação das marcas.

 

6. Reinvente o seu negócio com trabalho remoto

Se tem uma equipa em trabalho remoto e à distância, deverá aprender toda uma nova forma de gerir o seu negócio e munir-se de ferramentas que lhe permitam trabalhar em equipa.

Defina tarefas no tempo e dê espaço aos colaboradores para as efectuarem. Considere o tempo necessário, contando com obstáculos ou problemas que possam surgir.
Se não estiverem habituados ao teletrabalho, dê tempo aos seus colaboradores de se habituarem e aprenderem.

Manter contacto activo com os seus colaboradores

Se trabalha com mais pessoas, deverá manter uma boa rede de comunicação. Não se limite ao email e telefone. Por vezes pode precisar de reunir com mais do que uma pessoa em simultâneo de forma a que todos estejam a caminhar para o mesmo objectivo.

Utilize ferramentas de comunicação online

Pode utilizar as vídeo-chamadas através do Skype que é uma ferramenta totalmente gratuita. Esta permite-lhe efectuar chamadas de vídeo até 4 pessoas em simultâneo.

Para poder utilizar o skype deve criar de forma gratuita uma conta no site da Microsoft. Para isso apenas precisa de um email válido.

Veja as nossas dicas para colocar a sua equipa em teletrabalho.

Seja proactivo e pesquise tudo o que puder online para utilizar da melhor forma os vários recursos que já possui e os canais de comunicação existentes dentro e fora da sua organização.

Existem muitas opções à sua espera, consoante o seu negócio. por isso não se fique por aqui e pesquise. A internet é um mundo aberto a todos.

E como pode a MAGAWORKS ajudá-lo a reinventar o seu negócio?

Se depois de ler este guia, e percorrer todas estas dicas e outras mais que encontre online, ainda precisar de ajuda pode sempre entrar em contacto connosco para saber como o poderemos ajudar.

A MAGAWORKS pode ajudá-lo na criação de uma nova marca, um novo site ou loja online, um catálogo, uma página de Facebook, e com muita criatividade. Podemos dar-lhe dicas e consultoria de como começar, ou apenas ajudá-lo com uma nova ideia criativa. Temos vários serviços de comunicação à sua disposição. Somos criativos e ajudamos as PME a criar uma comunicação coerente e vencedora.

Apresentamos aqui muitas dicas para que possa começar por si próprio.

Pode apenas precisar de um empurrão inicial e de uma grande ideia, ou vir a descobrir mais adiante que precisa de ajuda para melhorar e fazer crescer o seu negócio.
Para qualquer das opções pode contar connosco para o ajudar a reinventar e fazer crescer o seu negócio.

artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This