A Importância de uma agenda editorial na criação de um blog

14 Abr, 2022 | Marketing e comunicação [digital]

A criação de um blog deve passar pela definição de uma agenda editorial para garantir o seu sucesso. Saiba como implementar e manter o seu calendário de publicações e optimizar a estratégia do seu blog.

O que é uma agenda editorial para um blog

O termo agenda editorial para um blog é aqui utilizado num sentido lato: obter uma organização, estratégia e calendarização de artigos a publicar com uma certa cadência. Esta agenda procura colocar por escrito os temas, os títulos dos artigos por tema e as datas em que os pretende publicar.

Pode criar os artigos com antecedência e ter já alguns preparados e agendados para publicação. O WordPress pode ajudá-lo a calendarizar a publicação de artigos previamente, e desse modo manter a agenda que tem estabelecida. Não perca tempo em publicar um novo artigo por dia, pois o WordPress permite inserir uma série de artigos e agendar a data em que pretende que sejam publicados.

Como uma agenda editorial ajuda ao sucesso do seu blog

Uma agenda editorial serve qualquer tipo de blog, seja uma empresa, um blogger ou um freelancer. Qualquer blog requer um calendário e uma organização prévia para obter sucesso e continuidade.

Seja com a ajuda de um plugin editorial, com uma agenda digital, ou simplesmente com uma folha de excel, a agenda editorial vai ajudá-lo de várias formas.

A sua agenda deve conter mais do que apenas datas de publicação. Deve procurar definir os temas base, títulos dos artigos a publicar e datas definidas sempre com uma cadência semelhante.

Algumas dicas sobre o que pode adicionar a par da sua agenda editorial:

  • Os temas principais, ou categorias devem estar sempre presentes
  • Mantenha a nota sobre a quantidade de artigos em cada uma delas por forma a manter algum equilíbrio e diversidade
  • Estabeleça uma quantidade mensal e cadência de publicações, de forma a ser pressionado a escrever e não se atrasar ou deixar de fazer publicações novas

Acima de tudo, o objectivo desta agenda é garantir que os seus seguidores não se sentem desiludidos, por falta de novas publicações ou por tratar sempre o mesmo tema.

Como iniciar a criação de um blog com uma agenda editorial

Ao iniciar a criação de um blog, comece pela criação de uma agenda editorial. Estabeleça os seus objectivos, faça a pesquisa pelas keywords de relevância para o seu negócio e defina a sua agenda editorial.

A sua agenda deve sempre conter: os temas/categorias, títulos dos artigos a publicar e datas com a cadência de publicação. Mantenha, a par desse calendário, a quantidade de artigos publicados em cada categoria.

Como começar:

  • Defina a sua estratégia e objectivos
  • Faça a pesquisa de keywords de relevância para o seu negócio
  • Defina os temas principais que vão dar origem às suas categorias
  • Verifique as suas necessidades (ferramentas para escrita, criação de imagens, etc)
  • Defina a cadência de publicações (1 vez por mês, ou mais)

Indispensável na criação de um blog e agenda

Os pontos anteriores são os passos indispensáveis a tomar quando criar o seu blog, para ser capaz de manter uma agenda com cadência e lógica. Passamos agora a explicar melhor o significado dos vários passos de forma a compreender a sua importância.

Definir uma estratégia para o blog

A sua estratégia deve dar resposta a várias questões por forma a manter coerência ao longo do tempo e não descurar o interesse no seu blog. Só com novos conteúdos de interesse consegue manter o público interessado e ganhar novos seguidores, que eventualmente se transformam em clientes.

a) Qual o objectivo do seu blog?

Aqui pode ter um objectivo muito concreto como ajudar no aumento das vendas dos seus produtos, ou algo mais genérico, e que muitas empresas B2B procuram: a obtenção de novos contactos comerciais, ou novos subscritores da newsletter que, primeiro se tornam seguidores, para mais tarde se converterem em clientes.

b) Quais os temas de interesse para o seu público alvo?

Faça uma pesquisa online da concorrência e dos temas relacionados com o seu negócio. Procure saber que pesquisas poderão efectuar os seus utilizadores e defina as suas keywords principais para rastreamento nos motores de busca.

c) Qual a cadência com que quer publicar artigos?

Defina timmings para as suas publicações. Seja um por mês ou um de dois em dois dias. Tudo depende da sua área de negócio, do mercado onde se encontra inserido e da sua concorrência.

Definir as categorias

Estabeleça os temas principais para a sua agenda de publicações e divida-os em categorias. Deve escolher temas relacionados com o seu negócio, e de acordo com as keywords que encontrou enquanto definiu a sua estratégia. Vá ao encontro do que o seu público-alvo procura.

Tome o seu tempo a definir bem estas categorias de forma a não ter de estar sempre a criar novas. As suas categorias devem ser temas gerais sobre o que comercializa e que permitam apresentar conteúdos ricos e novos para os seus potenciais seguidores.

Não crie categorias para subtemas. Apenas os temas principais devem ser categorias. Se criar muitos subtemas acaba por perceber que não terão conteúdo suficiente para que fique uma página rica em conteúdos. Deve englobar todos os subtemas relacionados numa única categoria principal.

Por exemplo: Imagine uma empresa que se dedica à venda de artigos para crianças. O seu blog, pode conter categorias como sejam:

  • DIY
  • Decoração infantil
  • Livros infantis
  • Peluches

Depois não deve criar uma nova categoria para “Decoração de quartos de bébé”. Artigos deste tema deverão ficar na categoria “Decoração infantil”.

Para ajudar a filtrar temas muito globais, pode criar tags mas apenas se tiver mais do que 3 artigos relacionados com essa tag, senão terá páginas de tags sem grande conteúdo útil.

Criação da agenda editorial para um blog

Com temas e objectivos definidos, consoante a sua cadência, programe com maior ou menor antecedência. Se o seu objectivo é um artigo por mês, escreva-o no mês anterior. Insira no seu blog e agende a sua publicação.

Com um simples excel pode criar a sua própria agenda e definir os dias e meses em que vai publicar, e anote o título do artigo a desenvolver.

Se pretende ter mais de 5 artigos por mês, antes de iniciar a criação do seu blog, procure escrever o máximo de artigos com antecedência, de forma a não atrasar a sua agenda. Escreva com dois ou três meses de antecedência, e vá mantendo o ritmo.

Se estiver sempre adiantado e com artigos previamente programados, pode ficar descansado se alguma vez tiver um mês sobrelotado de trabalho em que não consegue escrever.

Criação de imagens

Já pensou como vai criar as imagens para o seu blog? Se ainda não pensou nisso, procure um sistema rápido e prático para o fazer.

É importante manter a coerência gráfica das suas imagens, e garantir que quando o seu artigo for partilhado a imagem também é e apresenta a sua marca.

Defina um sistema, seja com uma ferramenta online ou um software de imagem próprio. Crie um ou mais templates para criar sempre as imagens dentro do mesmo esquema. E depois pode desenhar ilustrações, comprar imagens online, e adaptar ao seu template e sua linha gráfica.

Acompanhamento e avaliação

Não publique sempre sobre o mesmo tema mais de 3 vezes seguidas. Deve variar e procurar ter mais ou menos a mesma quantidade de artigos em cada categoria. Se isso não for possível, pense nas opções:

  • Há alguma categoria que tem tão poucos artigos (dois ou três) que está a mais?
  • Existem oportunidades de artigos que ainda não publiquei e deveria? Verifique a sua concorrência.
  • A keyword da categoria é relevante para as pesquisas relacionadas com o seu negócio? Se não fôr anule essa categoria e procure re-escrever os artigos integrados noutra categoria onde podem ter maior relevância. Ou então anule esses artigos, pois provavelmente a sua estratégia de blog precisa de ser revista. Se anular garanta o seu re-direccionamento para uma página que tenha a ver com esse assunto. Não fique com links “partidos” pois é um problema grave a nível de SEO.

Como agendar artigos previamente

Com o WordPress consegue agendar artigos com antecedência. Pode inseri-los no seu blog e em vez de os publicar de imediato pode escolher a data para a sua publicação. O WordPress foi inicialmente desenvolvido com o intuito de ser um blog e permite-lhe gerir o agendamento de artigos de forma ilimitada.

Só tem de criar um novo Post, introduzir o seu texto, optimizá-lo para SEO, inserir a sua imagem e definir a data em que será publicado. Quando chegar a data agendada o seu artigo irá ficar online sem ter de fazer mais nada. E desta forma pode estar sempre à frente na sua agenda, sem se preocupar com a publicação atempada dos seus novos artigos.

Notas finais sobre a importância da agenda na criação de um blog:

A agenda ajuda-o a manter a cadência de publicações, equilíbrio entre categorias, ter uma estratégia definida para o seu desenvolvimento, e de certa forma, vai incentivá-lo a escrever sempre com alguma cadência.

Aproveite e sempre que agendar os seus artigos no blog, faça o mesmo no facebook e instagram. O LinkedIn e o Google Business não lhe permitem agendar com antecedência, por isso se estes canais são importantes para o seu negócio terá de o fazer no dia a dia, de acordo com a sua agenda editorial.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados