A importância do Design para o seu negócio

04 Mar, 2021 | Design gráfico

Para compreender a importância do design no seu negócio e na sua comunicação, deve primeiro compreender exactamente o seu significado e como tem evoluído ao longo do tempo.

O que é o Design?

O Design é um modo de comunicar de forma visual. Abrange inúmeras formas como a concepção e desenvolvimento de ideias, implementação prática e criação ou selecção de imagens para comunicar ideias de objectos, empresas, marcas, serviços ou produtos, etc.

Design traduzido à letra significa “Projectar” e não desenhar como muitos supõem. O design vai na sua essência ajudar a projectar o seu negócio através de representações gráficas. Permite colocar em prática algo conceptual ou imaginário, de forma a transmitir uma mensagem e ideias, construindo novos sentidos no receptor da mensagem. Ou se preferir, serve para o ajudar a projectar ideias e planear estratégias que conduzem a novas experiências através de uma representação gráfica.

No mundo real tudo isto se traduz na criação de marcas, logótipos, brochuras, cartões de visita, paginação de livros, muppies, símbolos, websites, stands para eventos, desenho de jogos e personagens, embalagens e qualquer outro modo de comunicação visual. O design está presente em quase tudo o que nos rodeia e ganhou ainda mais expressão com o desenvolvimento da tecnologia! Mas antes de começar a pensar em Design, deve-se focar-se na criação de uma estratégia de comunicação.

A importância das novas tecnologias na revolução do design

Se andarmos para trás até ao século XX, apenas há 20 anos atrás, o mundo do design era muito diferente. Tudo era mais manual, mais demorado de criar, mas a projecção de ideias e conceitos continua igual. As ideias já lá estavam, as estratégias de comunicação já existiam ainda que em menor escala, e o processo era menos tecnológico.

Hoje em dia, um designer, além de ser um criativo, deve ter bons conhecimentos das tecnologias e ferramentas que tem à sua disposição. É fundamental que tenha afinidade com as tecnologias de forma a não ficar limitado na técnica para poder colocar em prática as suas ideias. Todos já ouviram falar das ferramentas principais de um designer gráfico. São softwares como o Photoshop ou outras aplicações da Adobe, mas não se limitam a isso. Existe o Affinity e muitas outras, inclusivamente ferramentas gratuitas online.

Mas todos estes softwares são apenas ferramentas e é necessário saber o que fazer com elas, não só a nível técnico mas, e especialmente, a nível de comunicação e estratégia.

No fundo, se pensar num software como o Canva, ao utilizá-lo não faz de si um designer gráfico. O Canva disponibiliza templates desenvolvidos por designers gráficos com equilíbrio de espaço, cores e sugestões de imagens e mensagens que depois apenas tem de adaptar. Quem cria esses templates é um designer gráfico, e que lhe está a oferecer uma ferramenta para o ajudar a criar algo com design. Mas o design foi desenvolvido pelos colaboradores do Canva para o ajudarem.

No essencial, em toda a evolução ao longo da história o design e o designer são quem traduz ideias visualmente. Tudo o resto são meras ferramentas que o designer terá de aprender a utilizar para agilizar o seu processo de trabalho. Se pensarmos de forma mais ampla podem ser criadores de ideias que constroem e definem ou seguem uma estratégia de comunicação de modo a alcançar um objectivo.

O que é um designer?

Um designer acima de tudo é alguém com ideias criativas que é capaz de adaptar a forma à função e aos objectivos finais. Alia a técnica à imagem e tira partido de todas as ferramentas e tecnologias que tem ao seu dispôr.

O designer pode não ser quem planeia a estratégia de comunicação, mas terá de a saber aplicar de forma a ir ao encontro dos objectivos definidos e cumprindo as regras definidas.

Tentar definir o que é um designer não é uma tarefa fácil pois existem diferentes tipologias para esta função. Podemos defini-lo como desenhador, ilustrador, ou um criador de Ideias ou apenas um criador de representações gráficas.

O que faz na prática o designer? Pode criar conceitos, marcas, desenhar produtos e embalagens, criar ilustrações e infográficos, páginas de revistas, livros ou bulas médicas, criar layouts para websites, desenhar fontes, conceber stands, e muito mais.

Acima de tudo um designer gráfico deve ser um criativo atento às tendências do mercado e ao que o público gosta e procura para determinado mercado e dentro de uma determinada estratégia de comunicação.

Porque é que o design é tão importante?

Como já referimos, o design não é desenvolvido de forma inconsistente ou aleatória, mas sim com base em ideias, conceitos e estratégias de comunicação pensadas e integradas com o seu negócio. E vai ajudar a encontrar a melhor forma de colocar em prática o seu conceito e ideias de forma a conseguir transmitir a mensagem, muitas vezes com a ajuda de um copy que terá a seu cargo a mensagem escrita.

Um bom design entrega mais do que imagens. Cria valor para os negócios e empresas com a comunicação. Não se trata apenas de criar um visual encantador e atraente, mas sim de pensar em todo o processo de comunicação e apresentar a melhor solução possível.

A nível de design de produto falamos em transformar ideias em algo desenhado ao mínimo detalhe de forma a solucionar problemas com um desenho estético, prático e funcional.

O design ajuda o seu negócio a conceber ideias e colocá-las em prática da melhor forma e levantando maior interesse para o seu público. Vai fazer o seu negócio sobressair no mercado.

Tipos de design e a sua importância na comunicação

#1 Design gráfico

O trabalho de design gráfico encontra-se em todas as peças de comunicação, sejam grandes estabelecimentos comerciais, agências de publicidade ou gráficas de impressão. Mas também são necessários em emissoras de canais televisivos, rádios, e mesmo em PME de diferentes áreas de negócio.

O designer gráfico cria as peças de comunicação visual. Tradicionalmente são peças gráficas ou impressas, como cartazes, catálogos, revistas, etc. Mas pode passar por animação ou vídeo, aliando-se a outras áreas de comunicação como editores de vídeo e som.

Aqui inclui-se ainda algumas especializações como o Branding ou design de marcas.

O design de marca ou de logotipos não é meramente o desenho de um logotipo. Passa pela idealização e concepção gráfica dessa ideia ou conceito. O logotipo é a primeira peça de comunicação a criar. Representa a sua empresa ou negócio e por isso é tão importante. Passa por toda a identidade corporativa de uma empresa. O seu nome e logotipo é o que os consumidores irão associar sempre ao seu negócio. A criação de um manual de normas vem geralmente associada à criação do logotipo para garantir a boa utilização e aplicação do logo e cores da sua marca.

Depois pode criar um manual de comunicação da marca que é o garante das linhas gráficas condutoras na sua comunicação, sempre integradas no conceito que deu origem ao seu logotipo. Seja nos seus cartões de visita, nos seus envelopes e papel timbrado, fardas dos seus colaboradores, e até na selecção de imagens a utilizar de acordo com o seu conceito.

#2 Packaging, ou design de embalagens

Também aliado ao design gráfico temos especialização em design de embalagens. Este ajuda o seu produto a destacar-se entre muitos outros nas prateleiras de supermercados, ou simplesmente ajuda-o a ter uma imagem mais distinta e adaptada ao seu público alvo.

Criou um serviço Take Away ou entregas ao domicílio?

Num serviço de entregas ao domicílio a melhor forma de comunicar com os seus clientes é pela embalagem.

Saiba A importância da embalagem no serviço de Entregas ao domicílio @ MAGAZINE MAGAWORKS

#3 Design de Stands

Também é design gráfico mas a nível de espaço. Requer também técnica para a utilização de diferentes tipos de materiais e saber como podem ser utilizados. No que respeita ao design de espaços tanto podemos ter stands como espaços comerciais. Lojas, centros comerciais, escritórios, etc.

#4 Design de interiores ou decoração

Aqui também falamos de designers que procuram decorar um espaço com peças ou apenas elementos gráficos que procuram um equilíbrio visual. Não criam o espaço em si mesmo, mas tornam-no mais atrativo e acolhedor para o público.

#5 Design de produto ou objectos

Pense numa Apple. Não precisa de muita imagem na sua comunicação para se destacar, pois o próprio produto tem design. Tendo em conta o público a quem se dirige, e que dá importância a este tipo de detalhes, procurou ter sempre um design inovador e distinto no próprio produto que vende.

E isso vemos em muita da tecnologia que existe nos dias de hoje.

#6 Design digital, web design ou design de software

O design digital é o desenho de websites ou programas que utilizamos no computador. Procuram uma forma user-friendly que permita obter uma melhor experiência dos utilizadores e facilitar a sua utilização.

Afinal qual é a importância do design para o seu negócio?

  • Seja qual for o tipo de design, todos eles procuram aliar o equilíbrio e comunicar ideias visualmente, de forma única e distinta. Num mundo global distinguir-se da concorrência é fundamental.
  • O design procura dar forma a conceitos e atingir um determinado objectivo ou função. Encontrar uma forma para o seu produto que cumpra uma função não deve ser deixada ao acaso. Um produto atraente terá mais sucesso nos dias de hoje, mas tem que ser operacional.
  • O design não se limita a imagens num sentido estrito da palavra. Em comunicação a imagem é tudo o que vemos à nossa volta, que pode não envolver fotografias mas um ambiente por exemplo. O Design é uma constante busca por uma representação visual de uma ideia, objecto ou espaço.
  • Um design coerente em todos os meios de comunicação é fundamental. Crie uma estratégia global de meios, de forma a ser facilmente reconhecido em qualquer lugar.
  • O design tem muitas áreas de especialização e encontra-se em todo o lado: meios de comunicação em 2D como o papel; meios tridimensionais sejam espaços, objectos, animações ou vídeo, ou mesmo representações interactivas e dinâmicas que levam os utilizadores à acção, seja num website, num vídeo, num local físico ou num produto digital.

A importância do design está em encontrar a melhor forma para apresentar as suas ideias de modo a atingir os objectivos propostos. Com uma estratégia consegue dar equilíbrio visual e continuidade a toda a comunicação de uma marca ou negócio. A procura por este equilíbrio e coerência é a função do design.

Apresente as suas ideias, produtos e negócios com design e distinga-se da concorrência. Peça a nossa ajuda.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados

Design system para redes sociais

Design system para redes sociais

Veja a importância de ter um conjunto coeso de componentes e materiais gráficos que lhe permitem representar a marca em diferentes meios de comunicação sempre de forma coerente.

ler mais
Porquê ter variações de logo

Porquê ter variações de logo

Já tem um logo mas não consegue aplicá-lo com a visualização correcta? Peça a criação de variações do logo para poder aplicar em diferentes meios.

ler mais