Link Building: o que é e como colocar em prática

27 Jun, 2021 | Optimização SEO

Link Building é um dos aspectos mais importantes e relevantes num estratégia de SEO.

Pode escrever conteúdos muito bons e completos, ter serviços e produtos fantásticos, mas se os motores de busca não souberem como lá chegar é difícil rastrear o seu conteúdo e pode demorar mais tempo. Quanto mais páginas estiverem ligadas aos seus conteúdos, mais fácil será serem encontradas pelos motores de busca e desta forma serem apresentadas aos utilizadores que efetuam pesquisas online.

Explicando o conceito geral de forma muito simples:

  • Quantos mais links existirem para os seus conteúdos, mais depressa alguém terá a probabilidade de lá chegar.
  • Alguns links podem ser negativos: tenha em atenção a qualidade desses mesmos links pois é igualmente importante.
  • Os links devem ser relevantes, ter a ver com o conteúdo e estarem de alguma forma ligados ao seu negócio.
  • Pense mais na qualidade, e não se limite à quantidade.

O que é um link?

Um link é toda a ligação que encontra online que o leva a outra página online. Estes links ajudam os motores de busca a encontrarem todas as páginas na internet, uma vez que seguem todos os links que encontram espalhados online. Para perceber melhor como funcionam os motores de busca, não deixe de ler o nosso ebook “Tudo o que precisa saber para iniciar a Optimização SEO“, onde mostramos bem como funcionam os motores de busca e como são escolhidos e apresentados os resultados de pesquisa.

O que é o Anchor text de um link?

Um link bem construído deve ter um texto de “ancora”. Este serve para descrever o que o espera do outro lado desse link. Com isto consegue ganhar dois benefícios:

  1. informar melhor o utilizador e obter maior probabilidade de clique
  2. informar os motores de busca o que vão encontrar e desta forma rastrear e indexar melhor os conteúdos do seu website.

O que é o Link Building?

Link Building é uma estratégia de marketing digital que procura obter mais links externos ou mesmo internos, ou seja, links de e para o seu website, de forma a direccionar mais utilizadores para as suas páginas. Ao conseguir mais links externos para as páginas do seu website está a melhorar as probabilidades de subir no ranking de pesquisas do Google.

Obtenha Links de qualidade

Porque é que alguns links são de qualidade e outros não?

Parece-nos óbvio que um link vindo de um website de renome terá mais peso e maior relevância, quer para o utilizador comum que navega online, quer para os motores de busca que terão este website de renome no topo dos seus rankings e logo atribuem mais valor ao link para o seu website. Se o link para o seu website vier de um pequeno website, mal construído e que ninguém visita, a sua relevância é claramente menor e chega a um público menor.

Comprar e trocar links é uma técnica ultrapassada e penalizada pelos motores de busca. Portanto se alguém lhe propuser tais links não vá atrás disso. É uma estratégia de muito curta duração e pode ficar com o seu website na lista negra do Google. É diferente de fazer publicidade válida e legal online.

Como criar uma boa estratégia de Link Building?

  1. Conheça o seu público alvo

Estude bem o público alvo que procura obter: Saiba quais são os seus hábitos, gostos, que canais online utilizam. Pense como o seu negócio se interliga com outras actividades que os seus utilizadores possam gostar.

Os conteúdos do seu website devem ter isso em conta e desta forma irá ver um conjunto de seguidores a crescer

  1. Conheça os sites que o seu público gosta e segue

Conseguir obter links nos mesmos websites que o seu público alvo segue pode ser uma boa mais valia. Patrocine marcas que sejam de interesse para o seu público ou escreva artigos nesses websites, desde que tenham alguma coisa a ver com o seu negócio. Este tipo de links é por vezes difícil obter para negócios mais pequenos, mas não deve deixar de se manter informado.

  1. Crie um blog com bons conteúdos

Um blog com artigos sobre a sua área de negócio é uma das melhores formas de angariar seguidores e por arrasto links para o seu site.

Ao escrever bons conteúdos e partilhá-los online, poderá conseguir seguidores que por sua vez irão partilhar os seus links com amigos e conhecidos.

Com estes conteúdos veja se alguns poderão ter interesse para os websites que o seu público alvo gosta e já segue. Procure promover os seus conteúdos junto desses mesmos websites. Adapte os seus conteúdos a cada tipo de site onde vai publicar ou partilhar os seus conteúdos.

  1. Esteja presente nas Redes Sociais

As redes sociais são um excelente motor de partilha de links. Crie artigos originais nas suas páginas de redes sociais e faça link para uma página do seu website que tenha a ver com o seu conteúdo. Não crie links ao acaso pois irá decepcionar os leitores que podem nunca mais voltar.

  1. Fale com os seus parceiros

Uma boa opção para partilhar os seus links e espalhá-los na internet é falar com os seus parceiros de maior confiança. É possível que um dos seus artigos possa ter interesse para um ou mais dos seus parceiros partilharem. Ou pode mesmo escrever um artigo para inserir no blog de um dos seus parceiros e ter um link para o seu site e serviços. Mas garanta que o tema é relevante para ambos os negócios e que o link é adequado e não forçado.

Link Building para sites de ecommerce

Este tipo de Link Building é mais difícil de obter devido à venda directa de produtos que realiza no seu website.

O ideal é criar conteúdos de valor ou conteúdos ricos (Rich contents) que não são direccionados exclusivamente para a venda directa dos seus produtos.

Procure temas que podem ajudar de alguma forma o seu público alvo a resolver problemas que sejam relacionados com os seus produtos ou serviços. Tal como a MAGAWORKS: disponibilizamos serviços profissionais para criação de sites e optimização SEO, mas damos-lhe dicas de como o pode começar a fazer por si.

Responda às perguntas principais relacionadas com o seu negócio, mostre que sabe do que está a falar e crie conteúdos que tenham realmente interesse para o seu público alvo. Só assim irá ganhar a sua confiança no futuro.

Link Building VS Internal Linking

É importante distinguir e conhecer a diferença entre Link Building e Internal Linking:

  • Internal Linking são todos os links internos dentro do seu website para outras páginas do seu website. São igualmente úteis e preciosos, mas apenas depois de já ter atraído os utilizadores para o seu website.
  • O Internal Linking é importante para encaminhar os utilizadores ao foco principal do seu website. Consoante a página onde um utilizador “aterra” no seu website, pode querer encaminhá-lo para determinado serviço ou produto que tem disponível no seu website e negócio.
  • O Link Building, como já aqui o apresentámos, é um link vindo do exterior para dentro do seu website, que ajuda os utilizadores a encontrarem o seu caminho. Imagine que abre uma loja no meio do nada, terá de colocar setas ao longo do caminho a indicar como chegar à sua loja. O mesmo se passa na internet que é uma área gigante e infinita, logo é necessário mostrar como chegar ao seu website.

Concluindo: Link Building é uma estratégia de médio prazo e de crescimento continuado

  • Uma estratégia de sucesso deve ter um objectivo de crescimento ao longo do tempo, de forma a angariar novos seguidores e utilizadores, de acordo com o seu público alvo.
  • Quantos mais links vai ganhando para o seu website, melhor o seu ranking nas pesquisas do Google.
  • Procure links de valor para o seu negócio e terá os resultados que pretende a médio e longo prazo.

Por isso, não tenha pressa nem cometa o erro de comprar links em sites duvidosos.

Verá as visitas do seu website crescerem. Mesmo que ao início lhe pareça lento, verá que com o tempo o seu esforço, honestidade e profissionalismo vão compensar.

Subscreva a nossa newsletter e fique a conhecer todas as nossas dicas e sugestões para melhorar o seu SEO e muito mais.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados