Mailchimp vs Sendinblue, duas ferramentas de marketing digital

04 Ago, 2020 | Dicas e boas práticas

O Mailchimp e o SendinBlue são duas excelentes opções para marketing digital. Fique a conhecer as diferenças entre o Mailchimp e o Sendinblue, e a saber qual das duas é a melhor ferramentas de Marketing digital para o seu caso em concreto.

Mailchimp e Sendinblue ferramentas indispensáveis para Marketing digital

Mailchimp e SendinBlue. Qual a melhor ferramenta de marketing digital

O Mailchimp e o SendinBlue começaram por ser apenas um serviço de envio de emails e gestão de mailing lists (listas de contactos registados para envio de emails) mas actualmente são potentes ferramentas de marketing digital.

Embora a gestão de mailing lists seja um ponto fundamental para uma boa estratégia de comunicação, não é a única opção que tem disponível para maximizar a sua relação e comunicação com os seus clientes. O Mailchimp e o SendinBlue incluem não só a gestão de contactos e envio de Newsletter, mas também lhe dão acesso a ferramentas de gestão de CRM, automação programada entre muitas outras funcionalidades. Por isso, e embora existam inúmeras opções para gestão de contactos e Mailing Lists, seleccionámos o Mailchimp e o SendinBlue por serem duas das ferramentas de Marketing digital mais completas e mais usadas actualmente.

Vamos procurar mostrar-lhe como funcionam, que funcionalidades têm disponíveis e quais as diferenças, para o ajudar a perceber qual delas é a mais indicada para o seu negócio. A escolha entre o Mailchimp e o Sendinblue para a gestão dos seus contactos depende de muitos factores: o tamanho da sua lista, a quantidade de envios que efectua por mês, os seus objectivos, etc.

Para perceber melhor as diferenças entre as duas ferramentas, criámos 7 secções de comparação entre o Mailchimp e o SendinBlue, de forma a ser claro as diferenças que as separam.

  1. Utilização e usabilidade: Nesta primeira secção iremos apresentar a facilidade de utilização de cada uma das plataformas.
  2. Gestão de listas e contactos: Neste grupo apresentamos como gerem a quantidade dos seus contactos, as forma de segmentação e funcionalidades de CRM.
  3. Automação e Marketing Digital: Aqui comparamos as ferramentas de automação de envio de emails, a capacidade que cada plataforma tem para segmentar targets e optimização de envio.
  4. Canais de Marketing: Aqui abordamos os canais de comunicação disponíveis em cada plataforma, visto que os emails não são a única via para atingir o seu target.
  5. Relatórios, Analytics: Avaliação dos tipos de relatórios e dados que consegue obter.
  6. Ferramentas adicionais: Vamos verificar quais as ferramentas adicionais que tem à sua disposição em cada plataforma.
  7. Preço: Por último, apresentamos as diferenças de preço tendo em conta as capacidades de cada uma das plataformas.

1. Utilização e Usabilidade

APRESENTAÇÃO E USABILIDADE DE CADA UMA DAS PLATAFORMAS

Em termos de organização de menus e usabilidade tudo vai depender do que se adaptar melhor.

No Mailchimp tem à sua disposição quase todas as opções no menu principal, estando separados por grandes áreas e com sub menus dropdown, que lhe dão acesso a todas as áreas. Vejamos os menus do Mailchimp, e como se encontram:

Menus do Mailchimp

Já no SendinBlue não encontra sub menus dropdown. Tem 3 menus principais e terá de entrar em cada um para aceder às diferentes áreas e opções existentes dentro de cada um dos 3 menus que encontra.

Dashboard SendinBlue

No Mailchimp encontram facilmente todas as campanhas de email num único local podendo depois filtrar por tipo de email (Newsletter, automação, Landing Pages, etc). Tem ainda a opção de criar pastas para organizar os emails.

Se tem várias listas pode ser muito útil organizar as campanhas por pastas de acordo com a lista a que dizem respeito, permitindo assim criar os seus próprios filtros de visualização.

Pode ainda definir uma pastas onde inclui apenas as campanhas ou emails que pretende que fiquem visíveis no “Arquivo de emails” que o utilizador tem acesso. A capacidade de filtrar por listas é imensa e incluída desde a conta gratuita.

No SendinBlue não tem esta funcionalidade que é um pequeno pormenor mas fundamental.

Em relação a respostas automáticas, enquanto que no Mailchimp tem opções por lista para definir todos os emails automáticos por defeito como “Confirmação de subscrição”, “Remoção da lista”, “Welcome email”, etc., no SendinBlue, pode definir este tipo de emails a nível geral e aplicar por campanha em vez de por lista.

Resumindo: Mailchimp e o Sendinblue são ambas ferramentas de fácil utilização.

Claro que cada utilizador deverá testar ambas as ferramentas efectuando um registo, gratuito nas duas plataformas, e verificar a qual se adapta melhor.

2. Gestão de listas e contactos

QUANTIDADE DE CONTACTOS, FORMAS DE SEGMENTAÇÃO E FUNCIONALIDADES DE CRM

No SendinBlue vai encontrar as suas listas no Menu “Contacts”, ao invés do Mailchimp que denominou por “Audiences”. Mas ambos têm boas ferramentas para gerir os seus contactos.

Gestão de contactos

No Sendinblue pode sempre criar um número de lista e contactos ilimitados, mesmo no plano gratuito. O Mailchimp inclui no plano gratuito apenas uma única lista com 2.000 contactos. Verifique no ponto 7. Preço as quantidades e limitações de cada plano.

Como diferentes listas podem gerar contactos repetidos em listas distintas, é aqui que existe a maior distinção entre as duas plataformas:

  • No SendinBlue UM contacto repetido em 3 listas conta apenas como UM contacto. Não paga por contactos mas apenas por quantidade de envios.
  • No Mailchimp UM contacto em 3 listas diferentes conta como TRÊS contactos distintos e terá de pagar pelos três. Não é propriamente uma desvantagem pois no Mailchimp com apenas 1 lista consegue criar inúmeros segmentos muito pormenorizados, como se fossem listas diferentes. O Mailchimp inclui ferramentas de filtro de contactos que permitem uma segmentação muito apurada.

Segmentação

Tanto o SendinBlue como o Mailchimp permitem criar campos personalizados para recolha de dados, facilitando à partida determinados tipos de segmentação.

O Mailchimp tem a capacidade de recolher dados do utilizador como a hora e local de subscrição (o local onde efectuou o registo pela primeira vez), actividade em campanhas (email aberto, cliques no email enviado, etc) ou eventos customizados. O Mailchimp permite ainda criar segmentos na lista baseados em Tags e Grupos personalizados por si.

  • As tags são apenas visíveis para si e para melhor segmentação dos contactos. Pode criar diferentes Tags e inclui-las em formulários de registo para saber onde é que determinados utilizadores e registaram.
  • Os grupos permitem-lhe dar opções visíveis para os utilizadores seleccionarem, como preferências de envio, de idiomas, etc. E pode criar grupos apenas visíveis para si, para poder filtrar o envio de campanhas apenas para determinada parte do seu grupo.

O SendinBlue também permite segmentar com base na actividade dos utilizadores, e permite criar quantos campos quiser para recolha de informação dos seus contactos. Também tem Tags mas funcionam de forma diferente. Cada campanha que envia pode ter uma Tag associada permitindo-lhe saber em que campanhas o utilizador já participou.

CRM

Tanto o Mailchimp como o SendinBlue são fortes ferramentas de CRM. Ambas permitem criar perfis de utilizador, visualizar a página dedicada ao perfil de cada utilizador, visualizar todo o histórico do mesmo desde o dia em que se registou, e assim permitir uma comunicação com o cliente, mais personalizada e direccionada a diferentes targets. Pode também criar campos à sua medida para recolha de informação dos utilizadores.

Resumindo: Mailchimp e o Sendinblue incluem ferramentas de gestão de contactos e CRM com forte capacidade de segmentação.

Esta capacidade de segmentação permite-lhe efectuar campanhas de marketing e automação à medida dos seus targets. Neste aspecto são duas ferramentas muito semelhantes.

3. Automação e Marketing Digital

CAPACIDADE E FERRAMENTAS DE AUTOMAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE ACORDO COM COMPORTAMENTOS DO UTILIZADOR

A automação de email marketing é fundamental para aliviar processos manuais e repetitivos. É uma das mais fortes componentes do Marketing digital.

Quer o Mailchimp quer o SendinBlue incluem processos de automação com personalização de mensagens de acordo com toda a informação que tem registada de cada utilizador.

Automação no Mailchimp

O Mailchimp divide o tipo de automação em 4 categorias:

  • Automação simples: Envio de emails baseados em datas recolhidas como aniversários, ou em determinados campos preenchidos pelo utilizador, entre outros.
  • RSS-to-email: Estas automações são criadas para envio regular de newsletters baseadas em informação de feeds RSS, como por exemplo as notícias do seu blog.
  • Automação para E-commerce: Aviso de abandono da sua loja online com produtos no carrinho, recomendação de produtos relacionados com o último que o utilizador adquiriu, notificações de encomendas, envio de emails para clientes habituais ou que não vão há sua loja há algum tempo, etc. Tenha atenção que este tipo de automações apenas fica disponível após integração com a sua loja online.
  • Automação baseada em eventos: São as automações que o Mailchimp intitula de “Subscriber Activity”. Pode enviar automações baseadas em comportamentos do utilizador no seu website, emails enviados ou acções numa App.
Automação no Mailchimp

Nas contas pagas, o Mailchimp permite ainda optimizar o timing de envio, de acordo com os dias de semana e horas que cada utilizador tem maior tendência para abrir as suas campanhas.

Automação no SendinBlue

No SendinBlue também consegue criar automações simples como enviar um email de “Boas vindas”. Mas a grande diferença é que não necessita de pagar mais para ter acesso a todo o tipo de automações sem qualquer limitação. Todas as automações estão incluídas. Incluindo optimização do horário de envio.

O que distingue o SendinBlue é que permite criar Workflows à medida. Ou seja permite construir um caminho que o utilizador vai seguindo e em determinados pontos é enviado um email específico definido por si. Permite ter várias opções a meio do caminho, consoante as escolhas do utilizador. Por exemplo, um utilizador visualiza a sua página de serviços, de seguida vai para a página dos preços e sai do site sem efectuar nenhuma compra. Aqui pode definir que seja enviado um email sobre esse serviço com algo que o possa levar à compra. Se por outro lado o utilizador efectuou a compra, pode optar por enviar um email com produtos relacionados. Tudo numa única automação. No Mailchimp terá de criar duas automações distintas.

Workflows Sendinblue

Resumindo: Mailchimp e o Sendinblue têm excelente capacidade a nível de automação para poder criar a sua estratégia de marketing digital e automações.

Embora funcionem de forma bastante distinta, ambas permitem criar automações à sua medida. Apenas dependerá da forma a que já esteja eventualmente habituado, ou que, depois de testar, lhe pareça ser mais simples.

4. Canais de Marketing

CONHEÇA A GESTÃO DE OUTROS CANAIS DE MARKETING DIGITAL QUE TEM DISPONÍVEL NESTAS FERRAMENTAS.

Vamos abordar outros canais de comunicação disponíveis em cada plataforma, visto que os emails não são a única via de atingir o seu target. Hoje em dia o Marketing Digital não se resume apenas a campanhas por email. Pode criar campanhas via SMS, utilizar o chat para optimizar a experiência do utilizador, criar anúncios em redes sociais, entre outras opções.

A automação integrada com diferentes canais de marketing dá-lhe uma capacidade de personalização e definição de targets comportamentais muito poderosa nas relações com os utilizadores, enviando as mensagens certas, no dia certo e à hora certa, seja via email, SMS, Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram, push notifications (no telemóvel ou computador) e campanhas de retarget.

Tipos de campanhas que encontra no Mailchimp:

  • Email
  • Landing pages
  • Anúncios nas redes sociais: Facebook e Instagram
  • Campanhas de retarget: Google, Facebook and Instagram
  • Postais físicos

Nos anúncios de redes sociais o Mailchimp inclui uma ferramenta “Lookalike Audiences” que pesquisa utilizadores semelhantes aos seus, optimizando o target das suas campanhas.

Tipos de campanhas que encontra no Sendinblue:

  • Email
  • Landing pages
  • SMS
  • Chat
  • Anúncios nas redes sociais: Facebook
  • Campanhas de retarget: via AdRoll

No sendinBlue encontra todas as opções de comunicação com os seus utilizadores num único dashboard.

Resumindo, o Mailchimp e o Sendinblue são duas ferramentas de Marketing digital muito completas a nível de opções disponíveis para atingir mais facilmente o seu target, com algumas diferenças nas opções disponíveis.

Se o Chat fôr uma ferramenta fundamental para o seu negócio, o Sendinblue poderá ser a opção mais indicada. Por outro lado o Mailchimp inclui nas contas gratuitas a criação de Landing Pages, ferramenta apenas disponível nos planos pagos do SendinBlue.

5. Relatórios e Analytics

QUE INSIGHTS CONSEGUE OBTER DE CADA PLATAFORMA

Os dois sistemas permitem-lhe visualizar quais os utilizadores que receberam, abriram e clicaram nas suas campanhas, com relatórios de entrega, bounce, cancelamento, etc, que lhe dão uma visão de eficácia da sua campanha.

Todas as estatísticas são em tempo real. Pode visualizar a abertura das suas campanhas por período de tempos específico para compreender melhor o comportamento dos utilizadores. Permite também quantos utilizadores se removeram por campanha, quantos utilizadores partilharam, integrar com Google analytics para medir melhor o comportamento dos utilizadores após clicarem nos links que insere nas suas campanhas e por aí fora.

No Mailchimp obtém ainda benchmarking comparando a sua campanha com outras de empresas do seu ramo de negócio, e considerando a quantidade de utilizadores do Mailchimp esta comparação é extremamente fiável.

Resumindo: Em geral ambos têm análise de dados semelhante, e integrações semelhantes como seja o Google Analytics ou partilha em redes sociais.

6. Ferramentas adicionais

UTILIDADES EXTRA PARA O AJUDAR COM A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Plugin oficial de registo: O SendinBlue tem o seu próprio plugin para integrar em WordPress. Para o Mailchimp existem inúmeros plugins para o fazer, embora nenhuma seja oficial.

Anexos: No SendinBlue pode adicionar anexos às campanhas de email, uma opção não disponível no Mailchimp.

Templates de Email: Quer o Mailchimp quer o SendinBlue incluem templates para começar a criar os seus emails. No Mailchimp tem também templates básicos sem conteúdos, apenas para delinear a estrutura que pretende em termos de secções, colunas em cada secção etc. Na versão gratuita do Mailchimp apenas terá acesso a alguns templates. No SendinBlue terá sempre acesso a todos os templates, que já são mais de 60.

Personalização e construção de emails: As duas ferramentas incluem um drag and drop builder, que lhe permite construir as suas campanhas de email com facilidade e personalizar cores, tamanhos, fonts, etc.

Testes A/B: Os dois permitem testes A/B nas versões pagas, mas apenas o Mailchimp oferece testes Multivariáveis.

Integrações: Embora o Mailchimp tenha um maior número de integrações, ambos são compatíveis com as plataformas mais comuns como Facebook, WordPress, Google Analytics, etc.

Outras opções além de marketing por email:

Landing pages: No Mailchimp está incluido no plano gratuito. No Sendinblue apenas existe a opção de criar Landing Pages em planos pagos.

Website builder: Apenas existe no Mailchimp. Terá de adquirir o seu domínio, e pode ligá-lo ao website que construir no Mailchimp.

Gestão de redes sociais: O Mailchimp oferece ferramentas para criar posts em redes sociais – Facebook, Instagram and Twitter.

Criação de Anúncios: No Mailchimp pode criar e gerir anúncios pagos no Facebook Ads e Instagram Ads. O SendinBlue, permite-lhe criar Facebook Ads e, tal como o Mailchimp, gerir as campanhas que criar.

Retargeting: Ambas as ferramentas permitem criar retargeting e seleccionar públicos-alvo para as suas campanhas com as mesmas características que os seus utilizadores.

Chat: Esta opção apenas existe no SendinBlue nas versão pagas.

Resumindo: O Mailchimp e o Sendinblue incluem muitas outras ferramentas de marketing digital para completar a sua estratégia de marketing.

Embora ofereçam algumas ferramentas distintas, no geral ambas têm grande potencial para fazer crescer o seu negócio.

7. Preço

OPÇÕES PAGAS E CAPACIDADES INCLUÍDAS NA VERSÃO GRATUITA.

Começando pelo mais simples e óbvio: Qual a quantidade de contactos que cada uma destas plataformas lhe permite ter sem aderir a um plano pago:

  • Mailchimp: 2.000 contactos gratuitos e 10.000 envios por mês, com uma única lista.
  • SendinBlue: número de contactos ilimitado, mas limite de envio de 300 emails por dia.

O SendinBlue ao limitar o número de emails que envia por dia, limita muito a sua utilização. Por outro lado o Mailchimp limita-o a 2.000 contactos e uma única lista embora possa criar segmentos, grupos e tags para filtrar todos os contactos acabando por lhe permitir uma segmentação da lista muito completa. E não o limita no número de envios diários, podendo enviar no máximo 10.000 emails por mês.

Principal diferença no cálculo de preços:

  • No Mailchimp paga sempre por número de contactos e quantidade de emails enviados.
  • No SendinBlue paga apenas com base na quantidade de emails enviados.

Mas enquanto que o plano gratuito do Mailchimp lhe dá 10,000 envios por mês, o SendinBlue apenas permite 300/dia ou 9000/Mês, ainda que com contactos ilimitados.

Planos MAILCHIMP

O Mailchimp remove a sua marca a partir do momento que subscreve um plano pago, mesmo que seja o Primeiro plano: Plano Essentials – €8,85/mês para 500 contactos. Este inclui até 3 Audiences, todos os templates de email, testes A/B e a sua própria marca. Inclui suporte via chat ou email 24 x 7. A quantidade máxima de envio é até 10x o seu número de contactos. Com um limite máximo de 500.000 emails por mês.

O Mailchimp Standard inclui até 5 Audiences, insights avançados em Audiences incluindo customer lifetime value (LTV), campanhas de retargeting, templates de email construídos à medida, posts em redes sociais com agendamento, optimização da hora de envio, por timezone e automações e definições de envio com vários passos. O limite de emails enviados por mês é de 12x o número total de contactos da sua lista até um máximo de 1.2M de emails por mês. O suporte é como no plano anterior.

O Mailchimp Premium inclui segmentação avançada, testes multivariáveis, Audiences ilimitadas e suporte por telefone. O limite de emails por mês é de 15x a quantidade de contactos com um limite máximo de 1.2M de emails por mês.

Em todas as opções, excepto a conta gratuita, paga de acordo com o número de contactos que tem nas suas Audiences.

Para conhecer todos os planos e como funcionam clique aqui.

Planos SENDINBLUE

No SendinBlue o plano gratuito inclui o envio de 300 emails por dia e tem acesso a quase todas as ferramentas excepto: Chat no seu website, Landing Pages e anúncios. O Plano Light apenas remove o limite de envios diários, e permite-lhe enviar até 40.000 emails por mês, mas mantém todas as restantes limitações incluindo o logo do SendinBlue no rodapé, o que não parece ser o mais correcto.

Só tem a opção de remoção do logotipo do SendinBlue a partir do segundo plano pago: Essentials – €29,00/mês. Este plano apenas adiciona estatísticas mais avançadas e suporte por telefone da equipa do SendinBlue. Mais uma vez nenhuma outra ferramenta está incluída.

Só a partir do Plano Premium passa a ter acesso às restantes ferramentas: Anúncios, Landing Pages, Testes A/B, optimização da hora de envio, acesso a mais utilizadores para gestão da conta (até 3 utilizadores; valor adicional por utilizador extra) e as campanhas e envio até 300.000 emails por mês.

Fique a conhecer os planos do SendinBlue com maior detalhe aqui.

Em conclusão:

Mailchimp e Sendinblue, qual a melhor ferramenta para Marketing digital?

  • A opção entre o Mailchimp e o SendinBlue depende muito dos seus objectivos e da estratégia de marketing digital que pretende realizar, sem se limitar a campanhas de email,
  • No Mailchimp as listas denominam-se “Audiences” e no plano gratuito apenas permite uma lista mas a segmentação permite inúmeras opções..
  • No Mailchimp dois contactos iguais em listas diferentes contam como dois contactos que está a utilizar do seu plano, enquanto que no SendinBlue apenas contam como um contacto no seu plano.
  • No Mailchimp paga sempre por quantidade de contactos e de envios. No sendinBlue apenas paga de acordo com a quantidade de emails enviados.
  • A segmentação é mais precisa no Mailchimp, sendo que em planos pagos tem ainda previsão de dados demográficos.
  • O Mailchimp suporta eventos via Apps e o SendinBlue não.
  • O Sendinblue inclui um builder de workflows para a criação de automações à medida e permite lead scoring . No Mailchimp os denominados workflows não têm este nome nem caminhos alternativos, mas permite igualmente criar automações.
  • Sendinblue tem campanhas de SMS e Chat. O Mailchimp tem cartões físicos.
  • Mailchimp permite melhores filtros e selecção de público-alvo para as campanhas, com a sua ferramenta “Lookalike Audiences”.
  • Tanto o Mailchimp como o Sendinblue são excelentes opções para Marketing digital.

Se ainda não tem a certeza qual é a melhor opção ou necessita de ajuda com a configuração de qualquer uma destas plataformas, não hesite em contactar-nos.

artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This