Porquê criar campanhas de publicidade online no Mailchimp

28 Jul, 2022 | Marketing e comunicação [digital]

O Mailchimp fornece-lhe uma plataforma para criar campanhas de publicidade online no Facebook, Instagram ou Google Ads Network. Esta é mais uma das mais valias do Mailchimp para optimizar e integrar toda a sua estratégia de marketing digital numa única ferramenta.

Tire partido das ferramentas de criação de campanhas multicanal do Mailchimp, otimizando a gestão do seu tempo e utilizando as mesmas imagens em diferentes meios.

O Mailchimp oferece recursos de optimização integrados, com excelentes opções retargeting para publicidade online com base nos utilizadores da sua lista de contactos. Desde o “lookalike audience” que significa “Públicos semelhantes”, a simples segmentos da sua lista criados por si ou automáticos, permitindo criar públicos-alvo bem definidos e direccionar campanhas diferentes adaptadas a diferentes utilizadores. O Mailchimp permite-lhe segmentar de forma a poder trazer de volta utilizadores perdidos, ou encontrar utilizadores com os mesmos hábitos de consumo que os seus clientes.

Com o Mailchimp pode criar campanhas de publicidade online integradas com o Facebook/ Instagram Ads e Google Ads.

Qual o benefício de criar as suas campanhas de publicidade online no Mailchimp

Uma das ferramentas do Mailchimp é o software de criação de campanhas de publicidade online ligando-se a contas de anúncios do Facebook, Instagram e Google Ads.

Benefícios:

a) Permite-lhe centralizar o seu trabalho e os seus esforços numa única ferramenta de forma a acelerar o seu desenvolvimento

b) Permite ter uma visão integrada dos resultados de todas as acções da sua estratégia digital através dos relatórios que tem à sua disposição.

c) Uma vez que já reúne a sua lista de contactos, sejam clientes, subscritores da sua newsletter, visitantes habituais do seu website através de cliques em anúncios ou outros meios de acompanhamento, permite-lhe ter uma visão global do seu público e encontrar mais facilmente públicos semelhantes que possam ter interesse na sua marca.

d) O Mailchimp oferece recomendações inteligentes que o podem ajudar a optimizar resultados e permite-lhe fazer testes A/B para encontrar a melhor solução para a sua campanha.

e) Se é uma ferramenta que já utiliza para criar emails para os seus utilizadores, não terá de ter de aprender mais uma plataforma e descobrir como funciona. No Mailchimp constroi campnhas de publicidade quase da mesma forma que constroi as suas newsletters.

Tire proveito do Mailchimp para a optimização de campanhas de publicidade online

Como já referimos anteriormente no nosso artigo sobre automações no Mailchimp pode integrar o sistema do Mailchimp no seu website ou loja online de forma fácil e rápida. Assim reúne na mesma ferramenta todos os dados e informações dos seus utilizadores.

Com todos esses dados e informações reunidas no Mailchimp, pode optimizar as suas campanhas de publicidade sem ter de sair da mesma plataforma. Aqui ficam apenas alguns exemplos do que pode optimizar nas suas campanhas:

  1. Seleccionar públicos-alvo com hábitos semelhantes com os seus melhores contactos no Mailchimp.
  2. Direccionar as suas campanhas para os seus contactos com as mensagens que já sabe que funcionam e levam à acção.
  3. Trazer de volta para a sua loja utilizadores que já visitaram o seu site enquanto eles navegam nas redes sociais.
  4. Aproveitar todas as imagens que já tem no Mailchimp dos seus emails, Landing pages, fotografias de produtos da sua loja, etc, para criar rapidamente campanhas no instagram.

Como pode usufruir da criação de publicidade online no Mailchimp?

Para poder tirar proveito desta ferramenta do Mailchimp precisa sempre de ligar o seu website/loja online à sua conta do Mailchimp. Desta forma o software vai passar a conhecer todos os seus clientes, produtos, best-sellers, etc.

Ao integrar o Mailchimp com o seu website passa a ter acesso a informação sobre os utilizadores e clientes na sua lista de contactos. Esta integração permite-lhe então direccionar campanhas para os seus utilizadores habituais de acordo com os seus hábitos de consumo, assim como encontrar públicos com hábitos semelhantes e que podem ter interesse nos seus produtos.

Como configurar o Mailchimp para criar campanhas de publicidade

  1. O primeiro passo é ligar a sua loja à sua conta de Mailchimp.
  2. Depois deve ligar a sua conta de Mailchimp à plataforma de publicidade que pretende utilizar: Facebook & Instagram Ads ou Google Ads.
  3. Uma vez ligadas as contas, terá de seleccionar o alvo das suas campanhas. Pode seleccionar a sua audience (a sua lista de contactos no Mailchimp), um segmento dessa audience, ou um grupo com base em especificações que pode filtrar.
  4. Estabeleça o valor que pretende investir.
  5. Crie o grafismo e mensagem a apresentar.
  6. Agende as suas campanhas.

Para criar a parte gráfica do anúncio propriamente dita, utilize as ferramentas de drag-and-drop do Mailchimp. Contrua o anúncio com uma boa imagem, a sua mensagem e pode e deve incluir um link para direccionar os utilizadores para a página que pretende.

Todos os dados de pagamento dos anúncios são inseridos e geridos através do Mailchimp. Este apenas lhe vai cobrar os valores cobrados pelas plataformas de publicidade e nada mais do que isso.

Em qualquer um dos planos do Mailchimp, pode criar Facebook & Instagram Ads. Já os retargeting ads (sejam para Facebook, Instagram ou Google) apenas estão disponíveis a partir do plano Standard.

Campanhas digitais de retargeting

Uma das ferramentas mais potentes das campanhas de publicidade online é a capacidade de remarketing e retargeting dos Google Ads e Facebook & Instagram Ads. Este tipo de campanhas permitem-lhe trazer de volta utilizadores que já visitaram a sua loja e podem ou não ter comprado. Recorde-os dos seus produtos e das suas mais valias, seja com os produtos que eles já visualizaram, seja com os seus best-sellers. Este tipo de campanhas obtém sempre melhores resultados nas vendas.

Criação de campanhas multicanal no Mailchimp para optimização de resultados

Em conjunto com as campanhas de publicidade o Mailchimp permite-lhe criar: email marketing, publicações em redes sociais, automações e Landing Pages. Desta forma numa única plataforma pode criar toda a sua estratégia digital, com campanhas multicanal, facilitando o seu trabalho, e permitindo a optimização do seu investimento.

O que ganha com tudo isto?

a) O Mailchimp permite-lhe de criar toda a sua estratégia e diferentes tipos de acções de marketing numa única plataforma.

b) Ao ter tudo integrado na mesma plataforma consegue facilmente ver todos os resultados e fazer uma avaliação global de toda a sua estratégia e do seu público.

c) Ao criar as suas campanhas de forma integrada (campanhas multicanal) pode avaliar os comportamentos dos utilizadores em diferentes meios e acções de marketing, e perceber quais as melhores opções e próximos passos.

Esta combinação de diferentes acções de marketing ajudam a impulsionar as suas vendas e aumentar o seu público potencial. Crie campanhas de publicidade online através de remarketing ads combinadas com email marketing, landing pages e automações.

Depois verifique quais os pontos onde os utilizadores estão mais predispostos a tomar a acção que pretende.

Exemplo de uma campanha multicanal

Este tipo de campanhas integradas, sendo desenvolvidas no Mailchimp, são um processo mais simplificado. Aqui fica um exemplo, com diferentes passos que pode criar integrando diferentes acções de marketing:

  1. Primeiro terá de ligar a sua conta de Maichimp ao seu site ou loja online.
  2. Crie e envie uma campanha de email marketing com novidades.
  3. Crie uma campanha de publicidade de retargeting associada ao mesmo público da campanha de email aproveitando as mesmas imagens.
  4. Crie uma automação para trazer de volta utilizadores perdidos que viram o anúncio ou o email mas não compraram.
  5. Acompanhe sempre os resultados nos relatórios do Mailchimp. Deixe as suas campanhas de publicidade correr pelo menos um mês para avaliar os resultados.
  6. Vá afinando todos os detalhes das várias acções ao longo do tempo para atingir os seus objectivos.

Com pouco investimento pode conseguir bons resultados. As campanhas de retargeting não têm nenhum valor mínimo de investimento por dia, logo pode começar com 1€/dia para avaliar os resultados passados 30 dias.

Utilize os relatórios do Mailchimp para optimizar os resultados das suas campanhas

Os relatórios do Mailchimp fornecem dados que lhe permitem verificar como, onde e quando é que os utilizadores estão mais predispostos a converter e que caminho percorreram até chegar ao seu objectivo.

Defina bem os seus objectivos e utilize os dados dos relatórios para ir optimizando todas as suas acções de maketing digital, sejam anúncios em conjunto com email marketing ou Landing pages, e vá melhorando toda a sua estratégia.

Se tal não for suficiente pode utilizar testes A/B para testar diferentes opções e variáveis, assim como aproveitar as sugestões de optimização do Mailchimp, como seja, a melhor hora para enviar os seus emails.

Segmentos pré-construídos do Mailchimp

Por último, não podemos deixar de referir os segmentos automáticos e inteligentes que constrói o Mailchimp para si.

Se tem a sua conta do Mailchimp integrada com a sua loja online, consegue obter segmentos automáticos como o “Customer lifetime value” e “Purchase likelhood”.

Este tipo de segmentos ajudam-nos a compreender melhor o tipo de utilizadores que tem na sua lista de contactos e desta forma direccionar melhor as suas mensagens e, criar campanhas de acordo com os comportamentos individuais de cada segmento.

É mais uma ferramenta de que pode tirar proveito ao integrar tudo no Mailchimp. Estes segmentos são percepções que o Mailchimp consegue prever com bastante exactidão, com base nos padrões de compra e interação dos seus utilizadores. Vão sendo construídos ao longo do tempo e não os terá disponíveis de imediato. Existem mínimos de vendas e clientes na sua loja para que o Mailchimp consiga começar a criar este tipo de previsões e segmentos, de forma a ter uma base de amostragem segura.

Concluindo:
  • Crie as suas campanhas de publicidade online no Mailchimp de forma a reunir todas as suas acções e esforços numa única plataforma.
  • Tire proveito das campanhas multicanal do Mailchimp para obter melhores resultados.
  • Obtenha uma visão global dos seus resultados numa única plataforma onde reúne toda a sua lista de utilizadores.
  • Reduza os seus esforços em tempo de trabalho, com as automações e previsões que o Mailchimp lhe facilita.
  • Beneficie das sugestões e previsões calculadas do Mailchimp para direccionar da melhor forma as suas campanhas e aumentar o seu ROI.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados