Qual a melhor plataforma para criar uma loja online

22 Set, 2020 | Desenvolvimento de Websites

Quer criar uma loja online? Este artigo não lhe vai indicar qual a plataforma mais indicada para criar uma loja online. Apenas indicamos aqui 4 sugestões de plataformas para que possa avaliar qual a melhor para criar a sua loja online. Pode verificar as vantagens e desvantagens de cada uma e escolher a que se aplica melhor ao seu caso concreto.

Existem inúmeras plataformas para criar uma loja online. Qual delas é a melhor plataforma para criar uma loja online? Escolher uma delas não é uma tarefa fácil devido à grande quantidade de alternativas existentes no mercado, E a sua escolha vai depender da sua capacidade de investimento, objectivos, necessidades e muito mais.

A venda online é um dos modelos de negócio que mais tem crescido nos últimos tempos. A criação da própria loja online por PMEs e micro empresas é um dos grandes desafios da nossa era visto serem empresas com pouca capacidade de investimento. A criação da sua própria loja online é uma via que muitos têm procurado, mas não se iluda de que esta é uma tarefa fácil. Ao vender produtos físicos, terá de garantir a gestão de stocks, produção e envio. Tudo isso tem custos que deve considerar. Mas vai também precisar sempre de um website de ecommerce.

Algumas destas plataformas são gratuitas, outras requerem pagamentos mensais. Mas todas elas têm limitações para um utilizador comum, pois são limitadas nas funcionalidades que trazem de raiz. Se quiser introduzir muitas novas funcionalidades deverá garantir que as sabe desenvolver de forma correcta, sem erros e estável ao longo do tempo, ou contratar um web developer.

Aqui ficam as nossas sugestões de plataformas para criar uma loja online.

Plataformas para criar uma loja online
  1. WooCommerce em WordPress
  2. Wix eCommerce
  3. Shopify
  4. BigCommerce

WooCommerce em WordPress

O Woocomerce é um plugin do WordPress para criar uma loja online. O WordPress é das plataformas mais utilizadas visto ser das mais simples de utilizar e por ter inúmeras funcionalidades que pode adicionar de forma gratuita através da introdução de plugins.

O WooCommerce, podem ser uma mais valia para algumas empresas mas não se deve aplicar a qualquer tipo de website. Se pretende criar um website simples, com uma loja com poucas funcionalidades e tenciona criar novos artigos com alguma frequência, assim como editar os conteúdos facilmente, o WordPress e o WooCommerce são indicados. Vai conseguir criar um website com um blog, onde publica artigos, criar novas páginas de forma constante, e o WordPress gera automaticamente os diferentes tamanhos de imagem necessários para o tema que instalar. Adicionando o WooComerce passa a ter uma plataforma para criar uma loja online, onde pode adicionar produtos, fazer promoções, definir custos de entrega e tem disponível muitos métodos de pagamento.

O WordPress tem evoluído muito nos últimos anos e tem disponíveis muitos temas gráficos, o que permite facilmente criar um website com um design apelativo e simples de personalizar. Se optar pelo WooCommerce, uma excelente referência para encontrar temas e plugins de qualidade e com diferentes funcionalidades e opções é o Theme Forrest.

Com o WooCommerce pode criar criar uma loja grande ou pequena. Mas deverá garantir que tem um alojamento que suporta todas as funcionalidades necessárias, assim como todo o tráfego que espera ter na sua loja online. Ao adicionar muitos plugins para ter mais funcionalidades pode sobrecarregar o peso de carregamento da sua loja online. Por isso, caso pretenda fazer crescer a sua loja dentro do WooCommerce, adicionando muitas funcionalidades, variações de produtos e muitas imagens, informe-se bem dos custos e implicações antes de avançar. Pode compensar contratar um serviço profissional para desenvolver as funcionalidades que necessita e ter formação de boas práticas, mesmo sendo com uma loja desenvolvida em WooCommerce. Depois de criada a loja online fica com total liberdade para adicionar novos produtos e gerir a sua loja sem que surjam incompatibilidades ou erros.

Os pagamentos aceites são todos os que possa imaginar. Tem logo disponíveis as opções de transferência bancária ou Paypal, mas pode adicionar outro tipo de pagamentos com plugins, incluindo o da Amazon.

A quem se destina:

Para quem pretende começar a vender online de forma simples sem encargos mensais excessivos, para perceber o seu potencial de negócio neste canal de vendas, esta pode ser a solução mais indicada. Tem um custo inicial muito reduzido. Permite-lhe vender tanto produtos físicos como digitais através de autorização de download de ficheiros.

Necessita ter algum conhecimento na criação de websites: adquirir o seu alojamento e instalar o WordPress nesse alojamento. Hoje em dia, muitos serviços de alojamento já efectuam esta tarefa por si, entregando-lhe o WordPress e o WooCommerce instalado no alojamento que adquirir, o que lhe facilita toda esta parte mais técnica.

Ideal para quem quer garantir total controle da sua loja e personalização, quer a nível de design, quer a nível de programação de funcionalidades, com ou sem a colaboração de um web developer ou programador.

Vantagens:

  • Investimento inicial reduzido visto que o plugin é gratuito. Terá apenas o domínio e alojamento a pagar.
  • Tem à sua disposição uma grande variedade de temas gráficos, gratuitos ou pagos.
  • É muito intuitivo para o utilizador. Tem uma curva de aprendizagem rápida.
  • Inclui excelentes opções para optimizar o seu SEO.
  • Permite-lhe ir crescendo ao longo do tempo mas o custo de adicionar novas funcionalidades pode ser dispendioso.
  • Fácil de instalar e começar a vender. Pode de imediato começar a criar produtos e a vender com pagamentos via transferência multibanco ou ligando ao paypal.

Desvantagens:

  • Para integrar funcionalidades mais avançadas irá sempre precisar de adicionar plugins ou saber programar. Consoante as funcionalidades que pretende adicionar pode envolver custos maiores ou menores.
  • Se não efectuar os updates quase semanais à plataforma, Tema e Plugins instalados, o website pode deixar de funcionar. Terá de estar sempre atento com um plano de backups e updates.
  • A segurança do alojamento é da sua responsabilidade.
  • O excesso de plugins poderá causar conflitos e excesso de peso de carregamento do seu website.
  • Tem pouca flexibilidade para custos de envio sem se adicionar um plugin ou contratar um web developer.

Valor mínimo: €0, mas terá de adquirir o alojamento e o seu domínio.

Wix eCommerce

O Wix começou por ser uma plataforma muito simples que cresceu ao longo dos últimos anos e neste momento já é muito utilizado para construir lojas online, pois permite construir visualmente qualquer tipo de website, atribuir o seu próprio domínio e personalizar todo o aspecto e imagem do website.

Apenas lhe permite publicar o site no alojamento do Wix, não lhe dando a opção de escolher o seu alojamento. Dito isto, o alojamento que lhe é fornecido será adequado ao plano que decidir adquirir, com os recursos necessários, mas terá sempre limitações na utilização e recursos de acordo com o plano que seleccionar. O Wix é uma ferramenta SaaS – Software as a Service, o que significa que não tem de se preocupar com a plataforma nem com segurança.

O Wix eCommerce foi uma evolução para uma plataforma de criação de lojas online. Permite construir as páginas da sua loja online com uma ferramenta de criação drag and drop. É muito simples e permite-lhe construir as suas páginas sem saber de programação.

De todas as plataformas de construção de websites, talvez seja a mais fácil de utilizar para um utilizador comum, embora seja mais limitado no design da sua loja online. Selecciona um tema de base e depois pode arrastar elementos e colocar caixas de informação como pretende, ainda que tenha algumas limitações. Pode adicionar imagens ou vídeos e integrar com partilha nas redes sociais.

O Wix eCommerce não tem uma gestão de stocks tão completa como as restantes ferramentas o que pode ser um inconveniente. Mas permite-lhe vender qualquer tipo de produto físico ou digital. Os pagamentos aceites no Wix são os mais usados no mercado como Paypal, Stripe e Square. No total tem 15 métodos de pagamento disponíveis que pode activar.

A nível de opções de envio pode ser mais complicado se pretende ter custos e opções diferentes para diferentes países ou regiões. Mas pode integrar com ferramentas como a ShipStation que alargam as suas opções.

A quem se destina:

Dirigido principalmente a pequenas organizações ou websites pessoais, e a utilizadores que não sejam “experts” em alojamentos ou outro tipo de ferramentas necessárias à criação de um website. É fácil de começar do zero uma loja online e começar a receber pagamentos, sem precisar de saber programação.

O sistema de ecommerce do Wix é dirigido principalmente a pequenos comerciantes que pretendem iniciar-se em vendas online.

Vantagens:

  • Alojamento garantido pela plataforma Wix e, o domínio, embora pago à parte, pode ser adquirido também no Wix.
  • Pode testar gratuitamente.
  • Muito fácil de editar páginas.
  • Possibilidade de integração de venda em redes sociais como o Facebook.
  • Possibilidade de criar sistemas de “Drop Shipping“.
  • Funcionalidade de enviar emails de “Abandoned cart recovery” lembrando os utilizadores que deixam o site antes de efectuar a compra
  • Tem uma grande variedade de temas à sua escolha para configurar o site à imagem da sua marca.
  • Pode adicionar o Wix Chat.

Desvantagens:

  • O valor do plano do Wix não inclui domínio nem caixas de email.
  • Não lhe permite migrar o seu website para outro tipo de alojamento ou plataforma que lhe permita ter maior liberdade de desenvolvimento. Está sempre dependente da plataforma que detém o seu website e para crescer terá de fazer um maior investimento.
  • Embora o número de produtos seja ilimitado, há um limite de espaço para cada plano.
  • Não tem aviso de falta de stock.
  • Demasiada liberdade de criação de páginas que pode originar más práticas de design e funcionamento, criando uma má experiência para o utilizador.
  • Se mudar de tema o conteúdo não se adapta ao novo tema.

Valor mínimo: €17,00/mês para subscrições anuais – paga os 12 meses quando subscrever

Shopify

O Shopify é uma plataforma apenas para criar lojas online. Permite através de um simples registo no website, criar a sua loja sem ter de comprar um alojamento em separado. O Shopify é uma ferramenta SaaS, e já fornece o alojamento, um certificado SSL e uma série de funcionalidades que vai activando consoante necessário para a sua loja online.

Existem diferentes planos que implicam um pagamento mensal, que pode ser menor ou maior consoante as suas necessidades. Terá sempre de escolher o domínio do seu website e este será pago à parte e terá de o configurar para ficar ligado à sua loja no Shopify.

O Shopify permite-lhe configurar o design ao seu estilo dentro dos templates que têm disponíveis gratuitamente. Em poucos dias consegue ter a sua loja criada. Tem apenas 10 Temas gratuitos e 64 premium, que vão desde $140 a $180. Mas são todos muito profissionais e bem programados e todos eles Mobile Responsive, o que significa que todos se adaptam bem aos telemóveis. Pode configurar todos os Temas à sua imagem.

Permite manter um inventário organizado conseguindo gerir lojas online em conjunto com lojas físicas através do Shopify POS, por um custo adicional. Tem muitas apps à sua disposição para adicionar mais funcionalidades à sua loja online.

Tem ainda a opção do Shopify Lite, que serve apenas para poder vender no Facebook.

A quem se destina:

Dirigido a comerciantes que pretendem elevar o seu negócio com robustez e com a possibilidade de crescer a sua loja online. Pode não ser o mais user-friendly deste tipo de plataformas para um novato na área, devido às muitas opções que inclui, mas é de fácil aprendizagem. E permite crescer a sua loja sem limite na quantidade de produtos o que torna esta plataforma de venda online numa forte ferramenta de negócio.

Vantagens:

  • Alojamento garantido pelo Shopify.
  • O plano inicial inclui muitas funcionalidades.
  • Venda em diferentes países e com diferentes moedas.
  • Pagamentos mensais, podendo cancelar a sua loja a qualquer altura.
  • Inclui uma app para POS, caso necessite integrar com lojas físicas.
  • Excelente sistema de inventário.
  • Pode testar gratuitamente durante 14 dias.

Desvantagens:

  • Limitação de funcionalidades de acordo com o plano contratado; o preço dos planos superiores vai crescendo exponencialmente devido às ferramentas de marketing que vai proporcionando.
  • Pouca variedade de templates gratuitos.
  • Pode ter taxas para pagamentos com meios de pagamento que não os que o Shopify inclui e, como tal, deverá informar-se dos custos.
  • As apps para escalar com mais funcionalidades podem adicionar muito peso ao seu website.
  • O checkout não é costumizável.

Valor mínimo: $29/mês. Para pagamentos anuais tem 10% de desconto, e bi-anuais tem 20% de desconto

BigCommerce

Se precisa de uma plataforma para criar uma loja online com muitos produtos, muitas variações e julga poder vir a ter muitas visitas, o melhor é começar com uma plataforma como o BigCommerce. Sendo mais uma ferramenta SaaS, tal como o Wix eCommerce e o Shopify, não tem de se preocupar com updates nem com segurança.

Permite-lhe começar com uma conta menor e ir crescendo indefinidamente. É a plataforma para criar uma loja online para negócios maiores, com grande quantidade e varidade de produtos, e muitas funcionalidades.

O BigCommerce permite-lhe criar um design quase à sua medida, criar regras de negócio, regras de descontos, e muito mais. Tem à sua disposição diferentes pacotes consoante as funcionalidades necessárias. Com ferramentas B2C e B2B consegue construir uma loja quase sem limites.

As funcionalidades disponíveis no BigCommerce para SEO, pesquisa e filtros dentro do site e o design mobile-friendly, fazem desta uma excelente opção.

A quem se destina:

Esta plataforma permite-lhe ter muitos produtos e variações e ter uma gestão completa de stocks. Dirigido a empresários que pretendam criar um sistema online integrado com outros sistemas já existentes na empresa. Se vai vender apenas uma dúzia de produtos, esta não será a ferramenta certa.

Vantagens:

  • Muito escalável.
  • O plano inicial inclui muitas funcionalidades como “rating” de produtos, cupões de desconto, gestão de devoluções, ferramentas de SEO e muito mais.
  • Em todos os planos tem produtos ilimitados.
  • Excelentes ferramentas para optimizar o SEO da sua loja online.

Desvantagens:

  • A curva de aprendizagem é maior do que a maioria das plataformas anteriores: pode demorar mais a criar a sua loja devido às inúmeras funcionalidades e opções de configuração.
  • Difícil de configurar e personalizar os emails despoletados pela sua loja.
  • Para pagamentos recorrentes, subscrições, cross selling terá de adicionar um addon (App) pago mesmo nos planos superiores.
  • Muitos utilizadores queixam-se de longos tempos de espera de resposta do suporte.

Valor mínimo: $29.95/mês. Pode ter desconto de 10% ao pagar 1 ano.

Aplicação mobile para gerir os seus processos de entregas.

Tem um sistema próprio de entregas?

Acelere as suas entregas com uma aplicação mobile. Faça a gestão das suas entregas na palma da sua mão. Peça-nos um orçamento para a sua App, sem qualquer compromisso.

Saiba mais sobre as nossas aplicações mobile.

Conclusão: Qual é afinal a melhor plataforma pra criar uma loja online?

Estas são apenas as nossas sugestões. mas tem inúmeras opções à sua espera. Antes de optar por qualquer uma delas pense primeiro qual o seu objectivo. Qualquer uma delas pode ser uma boa opção, mas depende do tipo de loja que pretende, qual a quantidade de produtos. quais as funcionalidades que pretende ter, quantos produtos quer vender, que capacidade de investimento tem, que retorno espera vir a ter e por aí fora. A escolha pode ainda depender dos seus conhecimentos, mais ou menos avançados, para conseguir criar a sua loja à sua medida.

Aproveite para ler o nosso “Starter Kit: Como criar o seu primeiro website” para obter algumas dicas fundamentais antes de iniciar a criação da sua loja ou do seu website.

Se precisa de ajuda para criar uma loja online, fale connosco.

artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This