SEO para comércio local com o Google My Business

06 Mai, 2021 | Optimização SEO

O que é o SEO para comércio local?

SEO significa “Search Engine Optimization”, em português “Optimização para motores de busca”. SEO para comércio local, também conhecido como Local SEO, é uma parte integrante desta optimização, apenas direccionada para negócio locais, que centram as suas vendas numa determinada região de menor amplitude, mas que ainda assim podem divulgar os seus serviços online de forma a ganharem mais visibilidade e potenciais cliente, ainda que a nível local.

O que tem a ganhar com SEO para comércio local ou Local SEO?

Quem tem um pequeno negócio de comércio local é capaz de julgar que isto do SEO não é para o seu negócio porque é muito caro e complciado. Mas desengane-se.

Existem opções com técnicas muito simples para optimizar o SEO para comércio local, e ganhar mais visibilidade e inclusivamente notoriedade. Neste artigo vamos debruçar-nos apenas no Google My Business.

Quais os pontos fundamentais a ter em conta online para negócios de comércio local

Começando pelos pontos principais a ter em conta nas pesquisas relacionadas com comércio local:

a) Relevância: Quer tenha um site, uma página no Google My Business ou numa outra rede social, deve identificar de forma clara e inequívoca sobre o que se trata o seu negócio. Lembre-se que o Google vai apresentar apenas os links mais relevantes consoante a pesquisa dos utilizadores e a respectiva localização sempre que disponível.

b) Proximidade: Identifique o seu local e toda a área que serve ou pode servir o público. Se tem um negócio em Lisboa, mas serve toda a região centro de Portugal, não se esqueça de deixar isso bem claro. Num negócio local a morada é o ponto chave do seu negócio.

c) Confiança: as pessoas têm tendência a perguntar a amigos ou conhecidos o que acham de determinado local. Se alguém vem de longe e não conhece as pessoas da sua localidade, ao chegar próximo o mais normal é que vá pesquisar locais e críticas no Google.

Com o Google My Business consegue ter tudo isto e melhorar o seu resultado e posição nas pesquisas, assim como obter mais clientes novos. Mas tenha em consideração que o Google também contabiliza a notoriedade da marca e como tal, é normal que marcas conhecidas na sua zona prevaleçam sobre a sua. O que não o deve impedir de melhorar o seu resultado em relação à sua concorrência.

Como criar uma conta no Google My Business

Tem sempre de começar por criar em email no Google. Se ainda não tem uma conta no Google, comece por criar um email para a sua empresa (algo do estilo: nome_da_marca@gmail.com) e depois apenas tem de aceder ao Google My Business e criar o perfil da sua empresa. Tudo de forma gratuita. Se já estiver “logado” na sua conta de Google pode aceder através do link – https://business.google.com/locations

Passo a passo – configure o perfil do seu negócio no Google My Business

1. Identifique o seu negócio

Indique o nome do seu negócio, e introduza as informações básicas sobre a sua empresa.

2. Marque a sua localização no mapa

Quer tenha um ou mais estabelecimentos, indique a morada de todos e marque no mapa. Se tiver mais do que um comece pela localização principal e faça tudo até ao fim. Só depois deve criar outras localizações.

Em todas as suas localizações adicione fotos do local, indique os horários semanais e a respectiva área de serviço. Adicione o número de telefone de contacto, o email e o seu website se tiver. Desta forma vai facilitar os utilizadores encontrarem o seu estabelecimento e entrarem em contacto consigo.

No mapa, o Google My Business permite que os seus clientes adicionem críticas. Peça aos seus melhores clientes para deixarem uma crítica, pois isso irá ajudar outros utilizadores a conhecerem melhor o seu negócio e terem vontade de o visitar. Tenha noção que podem aparecer más críticas. Veja isto como uma oportunidade de conhecer os seus pontos fracos e melhorar. E nunca deixe uma má crítica sem resposta. Responda de forma educada e procure ver o que pode melhorar para satisfazer esse cliente insatisfeito.

3. Adicione fotografias e vídeos

O Google My Business dá-lhe a oportunidade de adicionar fotografias do seu negócio, das pessoas, do ambiente e também vídeos. Aproveite a oportunidade para partilhar boas imagens e mostrar como funciona o seu negócio.

4. Adicione os seus serviços ou produtos

Pode completar o seu perfil e adicionar produtos ou serviços que tem disponíveis, e dividi-los por categorias. Nos produtos pode incluir fotografias dos mesmos e ajudar os utilizadores a verem o que tem para oferecer.

5. Ligue-se aos seus clientes e utilizadores

Pode ligar o sistema de mensagens e facilitar o contacto gratuito com os seus utilizadores directamente pelo Google My Business no seu telemóvel. Troque mensagens, faça marcações online, e fale com os utilizadores.

6. Crie um website de forma simples e rápida

Aqui tem ainda a oportunidade de criar um website simples para o seu negócio. Se vir que um website o pode ajudar a completar a informação, crie o seu próprio website com ferramentas muito simples que o Google My Business coloca à sua disposição de forma totalmente gratuita.

7. Publique novidades

Por último, não se esqueça de prestar atenção a esta área e, vá actualizando com novidades, promoções, alterações de horário sempre que existam, adicione novos produtos, etc. Mantenha a sua página actualizada, com tudo o que possa surgir de novo, assim como não se esqueça de dar resposta a todas as críticas, boas ou más, mas em especial às más, e agradeça as boas críticas.

Agora sim, já completou todos os passos, já está mais próximo do seu público. Dê sempre 48 horas para os motores de pesquisa do Google adicionarem e mapearem a sua informação.

Esta é apenas uma das formas de melhorar o sucesso do seu negócio, mas é um passo simples e fundamental para que todos fiquem a saber onde se encontra e o que tem para oferecer.

Procura outras formas de fazer crescer o seu negócio local ou mesmo optimizar o Local SEO?

Existem muitas outras opções. Comece pelo local onde recebe os seus clientes e melhore a comunicação e todo o ambiente: melhore o design da sua marca, faça uma nova decoração, ou crie promoções e divulgue na sua localidade.

Deixamos mais algumas sugestões para optimizar o Local SEO, que iremos explorar mais tarde noutros artigos:

  • Crie uma página de Facebook e utilize o messenger
  • Explore o Facebook Business: https://www.facebook.com/business/
  • Explore os dados estruturados do seu website: Nunca se esqueça de introduzir a sua localização no título do seu website. Se tiver vários locais de negócio adicione uma página com todas as suas localizações, identificando sempre os contactos de cada uma.
  • Pesquise listas locais de negócios como o Jornal da Região

Siga a nossa newsletter e fique a conhecer aos poucos as diferentes técnicas.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados