Design gráfico

O que denominamos hoje em dia por design gráfico inclui um sem número de trabalhos, aplicações, representações e medidas a nível de comunicação.

Saiba mais
Serviços de design gráfico

Design e comunicação

Fundamentos do Design gráfico

O Design gráfico passa pela criação de marcas, objectos, conceitos entre muito mais. Sempre tendo em conta 3 pontos essenciais que são os fundamentos do design: Form, Fit, Function.

Form/Forma: refere-se às características externas e representação gráfica ou aparência visual de determinada marca ou objecto.
é a parte mais estética do design, e o mais associado ao termo design gráfico. Mas não pode ser o único a considerar.

Fit / Finalidade: Refere-se à capacidade de adaptação a todo um conjunto coerente, e que encaixa na perfeição dentro do conceito ou estratégia definida. Permite que determinada parte do todo cumpra o seu objectivo e seja flexível.

Function / Função: é um dos pontos essenciais. Todo o design gráfico deve ser desenvolvido tendo em conta a função para que é criado. Deve sempre cumprir uma determinada função. Cada componente do design deve ser coerente com todo o restante design e objetivos.

O design deve ser pensado como um todo.

Um conjunto coerente de itens criam uma marca mais forte e capaz de ter sucesso. A coerência em todo o design gráfico é fundamental.

Mas deverá existir alguma flexibilidade em toda a estratégia de design gráfico e comunicação de forma a não criarmos uma prisão que nos impede de ser criativos. E por isso é fundamental um conceito e eixo criativo que define o design gráfico de uma marca.

O nosso serviço de design gráfico

Para a MAGAWORKS o serviço de Design Gráfico começa com o desenvolvimento estratégico de uma marca, passando pela criação de um logotipo, packaging, brochuras e folhetos, catálogos e tudo o que possa imaginar.

Marca e Conceito

Criação de conceito para um design gráfico coerente

Todo o design gráfico deve ter como ponto de partida um conceito de marca forte e bem definido. É a partir deste conceito que serão criados todos os elementos gráficos e objectos.

Só desta forma é possível garantir uma coerência e uma linha condutora que faz com que uma marca, serviço ou produto seja de imediato identificado, quase sem a referência do seu nome próprio. Para atingir este nível de marca demora sempre algum tempo e investimento de tempo e trabalho em equipa.

Branding – Logo / Marca

A marca é sempre um ponto essencial para conseguir destaque em qualquer mercado. É a marca que o representa e com a qual o cliente final o vai identificar de imediato.

Não pense que pode atingir sempre a representação da sua marca à primeira. Depende muito do tamanho do seu mercado, do seu público alvo, e nada como testar e experimentar para poder chegar onde quer. Opções iniciais de alternativas são fundamentais para definir o “Look & Feel” que pretender atingir e que por vezes até já imagina.

Brand Book: Criação de logotipo

Lembre-se que o brand book é o seu manual de instruções para aplicações futuras. E de acordo com todos os elementos já criados, ambientes contemplados, cores e imagens associadas ao conceito da marca.

Brand Book

Depois de chegarmos a um logotipo que vai ao encontro do pretendido, será necessário criar um brand book com todas as regras e o “Look & Feel” da marca, de forma a ser possível manter a sua coerência ao longo do tempo e para que qualquer empresa ou pessoa que pretenda criar elementos ou acções com a sua marca possa saber a melhor forma de a aplicar visualmente.

O Brand Book permite-lhe garantir maior coerência no desenvolvimento de novas acções de comunicação ou de novas formas visuais a criar com a sua marca.
O Brand Book poderá incluir mais ou menos elementos e aplicações, consoante a necessidade do seu negócio.

Uma das aplicações mais óbvias de uma marca é todo o estacionário da mesma. O cartão de visita, papel de carta, envelopes, capas para documentos, entre outros, que são os meios mais utilizados por todas as empresas para comunicação mais geral e diária.

Podem existir ainda muitos outros elementos necessário consoante o tipo de negócio, como sejam, menus, individuais de mesa e guardanapos para a restauração, ambientes de decoração de lojas ou escritórios, etc.

Paginação: Brochuras, folhetos e catálogos

A gestão diária da vida de uma empresa leva muitos negócios a terem de comunicar constantemente com o seu público de uma forma mais directa. Seja no ponto de venda, seja via email Marketing, seja por canais de marketing directo ou outros, é muitas vezes necessário criar documentos informativos para o público alvo. Daí a necessidade de se criarem muitas vezes folhetos, brochuras e catálogos.

Estes são meios de comunicação muito informativos para o público, sejam para promoções pontuais, ou com todas gamas de produtos / serviços que a empresa disponibiliza e que através de um catálogo se torna mais simples de consultar e ter acesso à informação.

Packaging

A criação de embalagens com a sua marca é mais uma forma de a comunicar e dos seus clientes levarem para casa o seu produto, continuando assim nas suas memórias. É o ponto essencial para a estratégia de comunicação de alguns tipos de negócio e serviços.

As embalagens são essenciais para o seu negócio ser reconhecido em todo o lado e ser levado até dentro das casas dos seus clientes.

Publicidade

Seja para criar um cartaz Outdoor, Indoor ou qualquer outro tipo de publicidade, como Roll-Ups.

A publicidade em ponto de venda é uma das áreas de comunicação directa com os consumidores no local onde eles encontram os seus produtos e que é bastante eficaz. Mas consoante o seu negócio, pode ser mais interessante a publicidade em cartazes de rua em locais estratégicos e que sabe que o seu público frequenta.

Criação de cartazes e publicidade

Precisa de serviços de design gráfico?

Peça-nos mais informações sobre os nossos serviços de design gráfico e fique a saber como podemos ajudar o seu negócio.

Os dados introduzidos neste formulário são apenas utilizados para dar seguimento ao seu pedido de contacto.

1 + 15 =